Mapeamento das unidades de ensino superior em instituições multicampi: análise das proximidades tecnológicas no Centro Estadual de Educação Paula Souza
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245273.303-327Palavras-chave:
Clusters em Instituições de Ensino Superior Multicampi, Análise de Redes Sociais, Informetria.Resumo
As Instituições de Ensino Superior são consideradas pilares importantes ao desenvolvimento científico e tecnológico. Neste cenário, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, instituição de ensino multicampi, é formado por 73 Faculdades de Tecnologia distribuídas no estado de São Paulo. Analisam-se as proximidades entre as unidades do Centro Paula Souza, segundo as vocações tecnológicas, a fim de visualizar agrupamentos (clusters) formados a partir das suas similaridades. Como aporte metodológico para mapear a rede de proximidades entre as unidades de ensino, adotam-se a análise de redes sociais e a análise estatística multivariada de cluster. Observam-se três agrupamentos, a partir dos quais é possível visualizar as potencialidades de interação entre as unidades, suas forças, seus aspectos comuns e suas peculiaridades. Os resultados oferecem aporte às tomadas de decisão da gestão acadêmico-científica da instituição, assim como um método de análise para outras com estrutura semelhante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.