EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UMA POSSIBILIDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE BUCAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128164

Palabras clave:

Educação a distância, Educação Continuada, Saúde Bucal, Sistema Único de Saúde

Resumen

Para responder às necessidades relacionadas à educação na saúde dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), faz-se necessária a produção de metodologias que atendam ao desafio de formar os profissionais segundo o seu contexto de trabalho. A educação na modalidade a distância (EaD) pode representar um caminho estratégico ao conciliar estudo e trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar o curso EaD – ‘Processo de trabalho em saúde bucal: conhecendo as atribuições da Atenção Primária à Saúde e os protocolos de encaminhamento à rede especializada’ –, como um espaço de aprendizagem e acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUS. A intenção foi identificar vantagens e desafios desta modalidade de educação, trazendo a percepção de seus participantes. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes do curso foram 32 profissionais que compõem as equipes  de saúde bucal do SUS, entre cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal (TSB) e auxiliares em saúde bucal (ASB). A coleta dos dados foi realizada ao longo do desenvolvimento do curso por meio de fóruns e da interação do pesquisador/professor com os profissionais cursistas. Além disso, foi utilizado um questionário de avaliação do curso composto por perguntas abertas e fechadas respondidas pelos participantes concluintes do mesmo. Os cursistas mostraram a formação EaD como vantajosa em relação à flexibilidade e facilidade de acesso conforme a disponibilidade comparada com à educação presencial. O curso constitui-se em um espaço de aprendizagem e de troca de saberes entre os educandos quando tem a participação ativa do professor. O estudo mostrou a EaD como uma possibilidade de educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUS.

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Biografía del autor/a

João Gauer Júnior, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Mariangela Kraemer Lenz Ziede, Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação (UFRGS, 2014). Mestre em Educação (UFRGS, 2008). Especialista em Informática na Educação (2002). Especialista em tutoria na Educação a Distância (UFRGS, 2010). Pedagoga (PUC/RS,1991). Coordenadora da Tutoria do Curso de Pedagogia Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD e PEAD2). Professora e coordenadora da área de Aprendizagem em Ambientes Digitais do Departamento de Estudos Básicos, Faculdade de Educação (FACED), UFRGS. Professora pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional, Faculdade de Medicina (FAMED/PPG EnSau), UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Editora assistente Revista Saberes Plurais: Educação na Saúde. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação na Cultura Digital (NEED).Trabalha com as temáticas de formação de professores e tecnologias digitais, mediação a distância e ensino na saúde

Publicado

2023-01-15

Cómo citar

GAUER JÚNIOR, J.; ZIEDE, M. K. L. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA POSSIBILIDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE BUCAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.128164. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128164. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

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