EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA OS TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM QUE ATUAM EM SALA DE VACINAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v8i2.140357

Palavras-chave:

Saúde Pública, Vacinação, Educação em Saúde, Educação Continuada, Enfermagem, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: Sala de vacinas é um setor da Atenção Primária à Saúde (APS) destinado à aplicação de imunobiológicos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A qualificação permanente dos profissionais que atuam neste espaço permite assegurar a confiança ao usuário e reduzir possíveis erros. Objetivo: Planejar, desenvolver, aplicar e avaliar ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para técnicos e auxiliares de Enfermagem no âmbito da sala de vacinas. Metodologia: Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, cujos participantes foram técnicos e auxiliares de Enfermagem que atuavam em serviço da APS de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil (n=31). Ações de EPS foram realizadas em três encontros, com intervalo de 30 dias e duração de, aproximadamente, duas horas. As informações registradas dos relatos dos participantes em cada encontro foram analisadas pela análise de conteúdo. Resultados: Foram identificadas fragilidades no cotidiano do trabalho na sala de vacinas envolvendo a comunicação entre os profissionais, a qualidade dos materiais, a dificuldade de manusear os sistemas de informações, a quantidade de pessoas na sala de vacinas, a dificuldade de usuários que residiam fora do território acessarem o serviço para a vacinação e a falta de higiene adequada do local. Os equívocos mais comuns cometidos pelos profissionais foram os erros de registros e erros associados às idades limites das vacinas. A EPS ocasionou mudanças organizacionais, na comunicação interna e no fluxo de higienização. Houve uma percepção positiva da EPS pelos profissionais participantes. Conclusão: A EPS desencadeou a mobilização e o interesse dos técnicos e auxiliares de Enfermagem para o desenvolvimento permanente desta prática educativa, contemplando não só temas relacionados à vacinação, mas também assuntos pertinentes ao trabalho da equipe de Enfermagem na APS.

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Biografia do Autor

Vittória Zarpelão de Matos, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMSPOA). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMSPOA). Mestra em Ensino na Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

Mariangela Kraemer Lenz Ziede, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação (UFRGS, 2014). Mestre em Educação (UFRGS, 2008). Especialista em Informática na Educação (2002). Especialista em tutoria na Educação a Distância (UFRGS, 2010). Pedagoga (PUC/RS,1991). Coordenadora da Tutoria do Curso de Pedagogia Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD e PEAD2). Professora e coordenadora da área de Aprendizagem em Ambientes Digitais do Departamento de Estudos Básicos, Faculdade de Educação (FACED), UFRGS. Professora pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional, Faculdade de Medicina (FAMED/PPG EnSau), UFRGS, Porto Alegre, Brasil. Editora assistente Revista Saberes Plurais: Educação na Saúde. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação na Cultura Digital (NEED). Trabalha com as temáticas de formação de professores e tecnologias digitais, mediação a distância e ensino na saúde

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Publicado

2024-10-16

Como Citar

MATOS, V. Z. de; ZIEDE, M. K. L. EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA OS TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM QUE ATUAM EM SALA DE VACINAS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e140357, 2024. DOI: 10.54909/sp.v8i2.140357. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/140357. Acesso em: 9 maio. 2025.

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