EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA OS TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM QUE ATUAM EM SALA DE VACINAS
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v8i2.140357Palavras-chave:
Saúde Pública, Vacinação, Educação em Saúde, Educação Continuada, Enfermagem, Atenção Primária à SaúdeResumo
Introdução: Sala de vacinas é um setor da Atenção Primária à Saúde (APS) destinado à aplicação de imunobiológicos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A qualificação permanente dos profissionais que atuam neste espaço permite assegurar a confiança ao usuário e reduzir possíveis erros. Objetivo: Planejar, desenvolver, aplicar e avaliar ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para técnicos e auxiliares de Enfermagem no âmbito da sala de vacinas. Metodologia: Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, cujos participantes foram técnicos e auxiliares de Enfermagem que atuavam em serviço da APS de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil (n=31). Ações de EPS foram realizadas em três encontros, com intervalo de 30 dias e duração de, aproximadamente, duas horas. As informações registradas dos relatos dos participantes em cada encontro foram analisadas pela análise de conteúdo. Resultados: Foram identificadas fragilidades no cotidiano do trabalho na sala de vacinas envolvendo a comunicação entre os profissionais, a qualidade dos materiais, a dificuldade de manusear os sistemas de informações, a quantidade de pessoas na sala de vacinas, a dificuldade de usuários que residiam fora do território acessarem o serviço para a vacinação e a falta de higiene adequada do local. Os equívocos mais comuns cometidos pelos profissionais foram os erros de registros e erros associados às idades limites das vacinas. A EPS ocasionou mudanças organizacionais, na comunicação interna e no fluxo de higienização. Houve uma percepção positiva da EPS pelos profissionais participantes. Conclusão: A EPS desencadeou a mobilização e o interesse dos técnicos e auxiliares de Enfermagem para o desenvolvimento permanente desta prática educativa, contemplando não só temas relacionados à vacinação, mas também assuntos pertinentes ao trabalho da equipe de Enfermagem na APS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).