NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.124230

Palavras-chave:

Educação Permanente em Saúde, Sistema Único de Saúde, Aprendizagem

Resumo

A Educação Permanente em Saúde é uma proposta ético-político-pedagógica que visa a transformação e a qualificação da atenção à saúde, dos processos de formação e das práticas de educação em saúde, além de incentivar a intersetorialidade. Este estudo teve como objetivo implementar o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) na rede de Atenção à Saúde de um município do interior do Rio Grande do Sul. Especificamente, buscou avaliar a opinião dos profissionais sobre o NEPS. Foi um relato de experiência oriundo da pesquisa realizada durante o Mestrado em Ensino na Saúde, na qual foram utilizados instrumentos como diário de campo e grupo focal para produção dos dados, que, posteriormente, foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin. Como categorias resultantes dessa análise, tomando por base os objetivos do estudo e o referencial teórico, destacaram-se: EPS e educação continuada: necessidade de compreensão conceitual e política; NEPS Dom Pedrito: entre limites e possibilidades, o que foi possível (des)aprender. Frequentemente, a EPS é vista como ação secundária, e nesse ponto ressalta-se a importância do NEPS, como indutor de práticas reflexivas sobre os processos de trabalho, qualificação dos serviços e minimização dos agravos e ampliando a qualidade de vida dos usuários. O NEPS proporcionou o trabalho colaborativo entre os profissionais, que conseguiram levar para seu cotidiano o que refletiram e aprenderam durante as atividades. Conhecer as condições de saúde de cada local, possibilita aos profissionais a reflexão sobre suas práticas e se esse cenário atende as necessidades da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Christina Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta. Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Luiz Fernando Calage Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do curso de graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

SANTOS, K. C. R. dos; ALVARENGA, L. F. C. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 51–56, 2022. DOI: 10.54909/sp.v6i1.124230. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/124230. Acesso em: 1 jun. 2023.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.