NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.124230Palavras-chave:
Educação Permanente em Saúde, Sistema Único de Saúde, AprendizagemResumo
A Educação Permanente em Saúde é uma proposta ético-político-pedagógica que visa a transformação e a qualificação da atenção à saúde, dos processos de formação e das práticas de educação em saúde, além de incentivar a intersetorialidade. Este estudo teve como objetivo implementar o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) na rede de Atenção à Saúde de um município do interior do Rio Grande do Sul. Especificamente, buscou avaliar a opinião dos profissionais sobre o NEPS. Foi um relato de experiência oriundo da pesquisa realizada durante o Mestrado em Ensino na Saúde, na qual foram utilizados instrumentos como diário de campo e grupo focal para produção dos dados, que, posteriormente, foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin. Como categorias resultantes dessa análise, tomando por base os objetivos do estudo e o referencial teórico, destacaram-se: EPS e educação continuada: necessidade de compreensão conceitual e política; NEPS Dom Pedrito: entre limites e possibilidades, o que foi possível (des)aprender. Frequentemente, a EPS é vista como ação secundária, e nesse ponto ressalta-se a importância do NEPS, como indutor de práticas reflexivas sobre os processos de trabalho, qualificação dos serviços e minimização dos agravos e ampliando a qualidade de vida dos usuários. O NEPS proporcionou o trabalho colaborativo entre os profissionais, que conseguiram levar para seu cotidiano o que refletiram e aprenderam durante as atividades. Conhecer as condições de saúde de cada local, possibilita aos profissionais a reflexão sobre suas práticas e se esse cenário atende as necessidades da população.
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