SAÚDE E EDUCAÇÃO

RESISTIR E (RE)EXISTIR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Luiz Fernando Calage Alvarenga Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fabiana Schneider Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0001-6545-524X
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0003-4653-5732

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v4i2.110088

Palavras-chave:

Publicação Periódica, Saúde Pública, Educação, COVID-19

Resumo

A segunda edição de 2020 da Revista Saberes Plurais: Educação na Saúde está sendo publicada num cenário político e social cada vez mais marcado por incertezas, provisoriedades e complexidades decorrentes da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Dentro deste contexto, ‘Saúde’ e ‘Educação’ são áreas que enfrentam muitos limites e dificuldades, mas, ao mesmo tempo vêm mostrando sua força, suas potencialidades e sua capacidade de (re)inventar, de resistir e de (re)existir. Os textos que compõem esta edição reforçam tal argumentação e nos convidam para uma incursão em experiências e produções acadêmico-científicas e de trabalho envolvendo a Educação na/em/para a Saúde, apresentando fragmentos de um trabalho 'vivo', da integração ensino-serviço-comunidade e dos desafios e inovações na complexa teia de saberes da formação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Calage Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação. Coordenador e professor do Curso de Fisioterapia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente e tutor da Residência Multiprofissional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, Brasil

Fabiana Schneider Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina.  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

ALVARENGA, L. F. C.; PIRES, F. S.; TOASSI, R. F. C. SAÚDE E EDUCAÇÃO: RESISTIR E (RE)EXISTIR EM TEMPOS DE PANDEMIA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 3–5, 2020. DOI: 10.54909/sp.v4i2.110088. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/110088. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.