RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA ENSINO DA INTERPROFISSIONALIDADE NA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE

DESAFIOS DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

Resumo

A pandemia de COVID-19 provocou a maior emergência de saúde pública do século, modificando fazeres na assistência à saúde e no ensino na saúde. Assim, este projeto, vinculado ao Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da UFRGS, tem o objetivo de analisar ações relacionadas às práticas colaborativas e interprofissionalidade nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de COVID-19, com a finalidade de apresentar os resultados obtidos utilizando como ferramenta principal um domínio, a ser empregado para orientar a apresentação do estudo a estudantes e aos trabalhadores da área da saúde. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, SciELO e PubMed em outubro de 2021, limitando-se a um recorte temporal de 21 meses de pandemia. Foram utilizados os cruzamentos dos seguintes descritores (e seus correspondentes em português), devidamente validados no Medical Subject Heading Terms, combinados com o método booleano AND: interprofessional relations, interdisciplinary placement, interprofessional education, cooperative behavior. Foram encontrados 586 resumos, suprimidos destes 564 mediante os critérios de exclusão, compondo assim a revisão integrativa 22 artigos. A partir da análise destes estudos, planeja-se a construção de um domínio e a utilização de recursos de gamificação enquanto instrumento para tornar o aprendizado mais lúdico e prazeroso, acerca do tema abordado. Com esse projeto espera-se desenvolver novas metodologias de ensino sobre educação interprofissional, sobre redes colaborativas no trabalho, analisar ações relacionadas às práticas colaborativas e interprofissionalidade nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de COVID-19.

Palavras-chave: Interprofissionalidade. Recurso Educacional Digital. COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Hessel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Especialista em Docência no Ensino Técnico e Profissional, em Oncologia e Hematologia, e em Enfermagem em Terapia Intensiva. Mestrando do curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional - PPGENSAU/FAMED/UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Daniela Dallegrave, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Assistência e Orientação Profissional da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional - PPGENSAU/FAMED/UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Luiz Fernando Calage Alvarenga , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional - PPGENSAU/FAMED/UFRGS e do Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica do HCPA, Porto Alegre, Rio Grande do Sul 

Publicado

2022-11-14

Como Citar

HESSEL, T.; DALLEGRAVE, D. .; ALVARENGA , L. F. C. . RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA ENSINO DA INTERPROFISSIONALIDADE NA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE: DESAFIOS DA PANDEMIA DE COVID-19. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 64, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122658. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)