RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA ENSINO DA INTERPROFISSIONALIDADE NA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE
DESAFIOS DA PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
A pandemia de COVID-19 provocou a maior emergência de saúde pública do século, modificando fazeres na assistência à saúde e no ensino na saúde. Assim, este projeto, vinculado ao Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da UFRGS, tem o objetivo de analisar ações relacionadas às práticas colaborativas e interprofissionalidade nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de COVID-19, com a finalidade de apresentar os resultados obtidos utilizando como ferramenta principal um domínio, a ser empregado para orientar a apresentação do estudo a estudantes e aos trabalhadores da área da saúde. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, SciELO e PubMed em outubro de 2021, limitando-se a um recorte temporal de 21 meses de pandemia. Foram utilizados os cruzamentos dos seguintes descritores (e seus correspondentes em português), devidamente validados no Medical Subject Heading Terms, combinados com o método booleano AND: interprofessional relations, interdisciplinary placement, interprofessional education, cooperative behavior. Foram encontrados 586 resumos, suprimidos destes 564 mediante os critérios de exclusão, compondo assim a revisão integrativa 22 artigos. A partir da análise destes estudos, planeja-se a construção de um domínio e a utilização de recursos de gamificação enquanto instrumento para tornar o aprendizado mais lúdico e prazeroso, acerca do tema abordado. Com esse projeto espera-se desenvolver novas metodologias de ensino sobre educação interprofissional, sobre redes colaborativas no trabalho, analisar ações relacionadas às práticas colaborativas e interprofissionalidade nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de COVID-19.
Palavras-chave: Interprofissionalidade. Recurso Educacional Digital. COVID-19.
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