PROPOSTA DE QUALIFICAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE CUIDADOS PARA LEITOS DE RETAGUARDA DO SUS

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NUM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE

Autores

Resumo

O SUS é constituído por ações e serviços públicos de saúde que integram uma rede regionalizada e hierarquizada, organizado conforme princípios e diretrizes, sendo que o princípio da equidade atende as reflexões e o objetivo deste trabalho. O objetivo deste estudo é qualificar a transferência de cuidados dos usuários de um Serviço de emergência de alta complexidade para leitos de retaguarda de baixa e média complexidade através de material educativo impresso e vídeo informativo. Trata-se de um estudo transversal prospectivo com análise quantitativa dos dados. O estudo será realizado no Serviço de Emergência (SE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS. Será apresentado vídeo educativo na sala de espera da emergência e distribuído folder com informações educativas sobre a rede SUS e a possibilidade de transferência de seus cuidados para rede de retaguarda SUS. O paciente que necessitar de internação e preencher o critério de transferência será convidado a participar da pesquisa. Será avaliado o perfil sociodemográfico e clínico do usuário através do prontuário eletrônico e aplicado questionário, sob método da escala likert, para avaliar o entendimento da necessidade da transferência de cuidados. A pesquisa está sendo desenvolvida como projeto de mestrado profissional do PPGENSAU da UFRGS e os dados serão divulgados ao término do estudo. Nesta mostra estamos compartilhando o vídeo e folder educativo que configuram os produtos educativos em análise.

Palavras-chave: Transferência de Cuidado. Educação em Saúde. Serviço Hospitalar de Emergência. Superlotação. Retaguarda Hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Daniel Chassot, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeiro assistencial e chefe de unidade de emergência adulto Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Pós-Graduação em Cardiologia. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina (FAMED), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Luiz Fernando Calage Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) – Mestrado Profissional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Michelle Dornelles Santarem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFRGS, Departamento de Enfermagem Médico-Cirurgica (DEMC). Professora Assistente do Serviço de Enfermagem em Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS

Publicado

2022-11-14

Como Citar

CHASSOT, M. D.; ALVARENGA, L. F. C.; SANTAREM, M. D. PROPOSTA DE QUALIFICAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE CUIDADOS PARA LEITOS DE RETAGUARDA DO SUS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NUM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 57, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122679. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)