DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

Resumo

Educação Permanente em Saúde é uma proposta ético-político-pedagógica que visa a transformação e a qualificação da atenção à saúde, bem como os processos de formação e as práticas de educação em saúde, além de incentivar a intersetorialidade. Este estudo teve como principal objetivo implementar o Núcleo de Educação Permanente em Saúde na rede de Atenção à Saúde de um município do interior do Rio Grande do Sul. Especificamente, pretendeu-se: discutir, organizar e implementar o Núcleo de Educação Permanente e avaliá-lo de acordo com a percepção dos trabalhadores. Esta pesquisa possuiu característica de projeto de desenvolvimento e pesquisa qualitativa exploratória, foram utilizadas como instrumentos o diário de campo e o grupo focal. A avaliação foi realizada através de grupo focal. A análise do material transcrito foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin. Em muitos momentos, a EPS é vista como ação secundária, e nesse ponto ressalta-se a importância do NEPS, como indutor de práticas reflexivas sobre os processos de trabalho, qualificação dos serviços e minimização dos agravos e ampliando a qualidade de vida dos usuários. Foi possível perceber que o NEPS proporcionou o trabalho colaborativo entre os profissionais, que conseguiram levar para seu cotidiano o que refletiram e aprenderam durante as atividades. Conhecer as condições de saúde de cada local, possibilita aos profissionais a reflexão sobre suas práticas e se essas estão de acordo com as necessidades da população atendida.

Palavras chave: Educação Permanente em Saúde. Sistema Único de Saúde. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Christina Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação em Ciências, UFRGS. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) – Mestrado Profissional, UFRGS 

Luiz Fernando Calage Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) – Mestrado Profissional, UFRGS 

Publicado

2022-11-14

Como Citar

SANTOS, K. C. R. dos .; ALVARENGA, L. F. C. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 81, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122442. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)