Meios digitais participativos e economia criativa: uma exploração das plataformas brasileiras de crowdfunding
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201532.156-171Palavras-chave:
Crowdfunding. Meios digitais participativos. Economia Criativa. Projetos.Resumo
Com a Internet surge o crowdfunding, sistema de financiamento coletivo que permite que pessoas de toda a rede efetuem contribuições para viabilizar um projeto. O Brasil já conta com mais de 59 plataformas com variados objetivos e formas de atuação. Neste artigo serão analisados o crowdfunding e as plataformas brasileiras, seus formatos e regras, de forma a observar suas características e especificidades. Duas plataformas com maior quantidade de projetos foram selecionadas para um aprofundamento da descrição e análise.
Downloads
Referências
BELLEFLAMME, Paul.; LAMBERT, Thomas; SCHWIENBACHER, Armin. Crowdfunding: tapping the right crowd. Journal of Business Venturing, v. 29, n. 5, p. 585-609, set. 2014.
CATARSE.ME. Como funciona o Catarse. 2013. Disponível em: <https://www.catarse.me/pt/start>. Acesso em: 20 fev. 2014.
COCATE, Flávia Medeiros; PERNISA JÚNIOR, Carlos. Crowdfunding: estudo sobre o fenômeno virtual. Líbero, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 135-144, jun. de 2012.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FIRJAN). Mapeamento das Indústrias Criativas no Brasil: Relatório. Rio de Janeiro: FIRJAN, 2012.
FELINTO, Erick. Crowdfunding: entre as multidões e as corporações. Revista ESPM, São Paulo, v. 9, n. 26 p. 137-150, nov.2012.
HOWE, Jeff. O poder das multidões: por que a força da coletividade está remodelando o futuro dos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
IDEA.ME. O que é o Idea.me? 2013. Disponível em: <http://idea.me>. Acesso em: 20 fev. 2014.
LÉVY, Piérre. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 2007.
MANGOLD, W. Glynn, FAULDS, David J. Social media: the new hybrid element of the promotion mix. Business Horizons, Bloomington, v. 42, n. 4, p. 357-365, 2009.
NATIONAL ENDOWMENT FOR THE ARTS (NESTA). Working the Crowd: a short guide to crowdfunding and how it can work for you. Disponível em: <http://www.nesta.org.uk/sites/default/files/working_the_crowd.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2014.
RONCOLATO, Murilo. Além das compras coletivas. O Estado de São Paulo, São Paulo, 13 de junho de 2011. Link - Caderno L2, p. 2.
STAKE, Robert E. Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata, 1999.
STEINBERG, Scott. The crowdfunding bible: how to raise money for any startup, video game, or project. Self-published: Read.me, 2012.
UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT (UNCTAD). Relatório. 2008. Disponível em <http://unctad.org/en/Docs/dtlstict20081_en.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2014.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 César Steffen

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).