A economia da confiança: tecnologias de comunicação e processos de vinculação social
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201947.268-287Palabras clave:
Economia da confiança. Vinculação social. Tecnologias digitais de comunicação.Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar a economia da confiança enquanto um processo de vinculação social, o que caracterizaria, na perspectiva adotada neste estudo, um processo comunicacional. As práticas que individualizam a chamada economia da confiança lembram as costumeiras trocas e empréstimos entre vizinhos, familiares e conhecidos, que passam a acontecer entre estranhos, requerendo que se confie em alguém que nunca se viu e constituindo experiências de intercâmbio de bens e serviços a partir de relações pouco usuais. Este estudo se vale de revisão bibliográfica e dos resultados de uma pesquisa realizada ao longo de quatro anos pelo autor deste artigo, cuja metodologia utilizou para levantamento de dados, principalmente, observação participante e entrevistas em profundidade. O texto começa analisando a economia da confiança enquanto um fenômeno comunicacional. Em seguida aborda o contexto no qual o fenômeno existe para, por fim, apresentar a proposta da economia da confiança, que segundo os resultados obtidos na pesquisa diz respeito a um particular processo de vinculação social que pressupõe três características: a dinâmica entre pares, impulsionada pelas tecnologias digitais de comunicação; a construção da confiança entre desconhecidos e a percepção de que existe abundância de recursos e não escassez.
Descargas
Citas
ABRAMOVAY, Ricardo. Muito além da economia verde. São Paulo: Abril, 2012.
ALGAR, Ray. Collaborative Consumption. Leisure Report, Brighton, april, 2007.
BAUWENS, Michel et al. Synthetic Overview of the Collaborative Economy. [s.l]: P2P Foundation; Rennes: Orange Labs, 2012.
BELK, Russell. You are what you can access: sharing and collaborative consumption online. Journal of Business Research, [s.l.], v. 67, n. 8, 2014a.
BELK, Russell. Sharing Versus Pseudo-Sharing in Web 2.0. Anthropologist, London, v. 18, n. 1, p. 7-23, 2014b.
BENKLER, Yochai. Sharing Nicely: on shareable goods and the emergence of sharing as a modality of economic production. The Yale Law Journal, New Haven, v. 114, n. 2, p. 273-358, 2004.
BOTSMAN, Rachel; ROGERS, Roo. O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011.
COSTA, Ramon Bezerra. Economia da Confiança: comunicação, tecnologia e vinculação social. Curitiba: Appris, 2018.
DIAMANDIS, Peter H.; KOTLER, Steven. Abundância: o futuro é melhor do que você imagina. São Paulo: HSM, 2012.
DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.
FELSON, Marcus; JOE L, Spaeth. Community Structure and Collaborative Consumption: a routine activity approach. American Behavioral Scientist, [s.l.], v. 21, n. 4, p. 614–24, 1978.
FOUCAULT, Michel. A Ética do cuidado de si com prática da liberdade. In: MOTTA, Manoel Barros da (org.). Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. (Coleção Ditos e Escritos, V).
FUKUYAMA, Francis. Confiança: as virtudes sociais e a criação da prosperidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
GANSKY, Lisa. O futuro dos negócios é a “malha”. TED Talks. Vídeo (14min.40seg.). Jan. 2011.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
LAURENT, Olivier. Behind the Cover: How Many People Can Fit Into a Car. Time, New York, 29 jan. 2015.
RIFKIN, Jeremy. A era do acesso. São Paulo: Makron Books, 2001.
RIFKIN, Jeremy. Sociedade com custo marginal zero: a internet das coisas, os bens comuns colaborativos e o eclipse do capitalismo. São Paulo: Makron Books, 2016.
ROBBINS, Lionel. An Essay on the Nature and Significance of Economic Science. London: Macmillan, 1945.
SCHOLZ, Trebor. Platform Cooperativism: Challenging the Corporate Sharing Economy. New York: Rosa Luxemburg Stiftung, 2016.
SHIRKY, Clay. Lá vem todo mundo: o poder de organizar sem organizações. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Mana: Estudos de antropologia social, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 577-591, 2005.
SIMMEL, Georg. The philosophy of Money. London: Routledge, 2004.
SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.
SODRÉ, Muniz. A comunicação eletrônica é epistemóloga. [Entrevista cedida a] Rafael Grohmann. Revista Parágrafo, São Paulo, v. 1, n. 3, jan./jun. 2015.
TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics: how the mass collaboration changes everything. New York: Portfolio, 2010.
WALSH, Bryan. Today’s smart choice: don’t own. Share. Time, New York, 17 mar. 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Ramon Bezerra Costa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).