Dioramas e fotogramas em conflito
as encenações da ausência em A Imagem que Falta
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.119976Palavras-chave:
A imagem que falta, Rithy Panh, ensaio fílmico, documentário, autobiografiaResumo
No documentário autobiográfico A Imagem que Falta, o cineasta cambojano Rithy Panh relata suas memórias sobre a instauração da ditadura comunista perpetrada pelo Khmer Vermelho no Camboja entre 1975 e 1979. Um dos atos para implementação desse regime consistiu no apagamento dos arquivos pessoais dos habitantes da cidade de Phnom Penh – álbuns de família, roupas, objetos. Ao mesmo tempo, o regime também produziu filmes de propaganda para representar a ditadura como lugar de harmonia, ordem e progresso, assim como imagens dos prisioneiros nos campos de trabalho. No filme de Rithy Pahn, o diretor retoma esses arquivos e os tensiona com a ausência de imagens que descrevam sua experiência pessoal. Nessa escrita de si alinhavada à elaboração de uma narrativa histórica, Pahn cria pequenos dioramas e bonecos de argila que funcionam como palcos e cenários de suas memórias. Nessa montagem entre fotogramas e dioramas, o diretor toma como forma o ensaio fílmico e seus recursos, como os usos poéticos dos materiais de arquivo, a dialética entre imagens de origens e estéticas distintas e a relação entre imagens factuais e discursos subjetivos. Neste artigo, analisa-se como a forma do ensaio no filme amplia os modos de interpretação da imagem documental e renegocia as formas de escrita da narrativa histórica, compreendendo como ambos se atravessam a partir da montagem.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003.
A IMAGEM QUE FALTA. Direção: Rithy Panh. Produção: Catherine Dussart. França, Catherine Dussart Productions (CDP), 2014. 1 DVD (92 min.), color. L’Image Manquante.
ALMEIDA, Gabriela Machado Ramos de. Ensaio fílmico, eterno devir: projeto de filme inacabado e de um cinema futuro. Revista Doc On-line, Covilha, n. 24, p. 91-111, set., 2018.
AS PRAIAS DE AGNÈS. Direção: Agnès Varda. Roteiro: Agnès Varda. França, Ciné-tamaris, 2008. (112 min.), color. Les Plages d'Agnès.
A TERRA DAS ALMAS ERRANTES. Direção: Rithy Panh. Produção: Cati Couteau. França, Institut National de l'Audiovisuel (INA), 2000. 1 DVD (100 min.), color. La terre des âmes errantes.
BELLOUR, Raymond. Entre Imágenes: foto, cine, video. Buenos Aires: Colihue, 2009.
CARTAS DA SIBÉRIA. Direção: Chris Marker. Produção: Anatole Dauman. França, Argos Films, 1975. 1 DVD (62 min.), p & b. Lettre de Sibérie.
CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas, SP: Papirus, 2015.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DUARTE, Miguel. O (ir)representável da História: o cinema e o arquivo do Holocausto. Doc On-line, Portugal, n. 22, p. 216-242, set., 2017.
ENCOURAÇADO POTEMKIN. Direção: Sergei Eisenstein. Russia, Mosfilm, 1925. 1 DVD (75 min.), p & b. Bronenosets Potemkin.
FREIRE, Marcius. Documentário: ética, estética e formas de representação. São Paulo: Annablume, 2011.
HEART OF A DOG. Direção: Laurie Anderson. Russia, Lenfilm Studio, 2015. 1 DVD (136 min.), mono, p & b. Sobachye serdtse.
IMAGENS DO MUNDO E INSCRIÇÕES DA GUERRA. Direção: Harun Farocki. Berlin, Harun Farocki Filmproduktion, 1989. 1 DVD (75 min.), mono, p & b. Bilder der Welt und Inschrift des Krieges.
ISTO NÃO É UM FILME. Direção: Mojtaba Mirtahmasb; Jafar Panahi. Irã, Jafar Panahi Film Productions, 2011. 1 DVD (75 min.), color. In Film Nist.
LANE, Jim. Autobiographical Documentary in America. Madison: University of Wisconsin Press, 2002.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. 2. ed. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2014.
LOST, LOST, LOST. Direção: Jonas Mekas. Nova Iorque, Kino Lorber, 1976. 1 DVD (178 min.), color.
MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. São Paulo: Editora 34, 2016.
NANOOK DO NORTE. Direção: Robert Flaherty. Produção: Robert J. Flaherty; Thierry Mallett; John Révillon. França, Les Frères Revillon, 1922. 1 DVD (78 min.), p & b. Nanook of the North.
NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. Campinas: Papirus, 2005.
NOITE E NEBLINA. Direção: Alain Resnais. Produção: Anatole Dauman; Samy Halfon; Philippe Lifchitz. França, Argos Films, 1955. 1 DVD (32 min.), mono, p & b. Nuit et brouillard.
NO INTENSO AGORA. Direção: João Moreira Salles. Produção: Maria Carlota Fernandes Bruno. Rio de Janeiro, Videofilmes Produçoes Artisticas Ltda., 2018. 1 DVD (127 min.), color.
PANH, Rithy. La eliminación. Barcelona: Editorial Anagrama, 2013.
S21: A MÁQUINA DE MORTE DO KHMER VERMELHO. Direção: Rithy Panh. Produção: Cati Couteau; Dana Hastier. França, Arte France Cinéma, 2003. 1 DVD (101 min.), color. S-21 - La machine de mort Khmère rouge.
SÁNCHEZ-BIOSCA, Vicente. Miradas criminales, ojos de victima: imágenes de la aflición em Camboya. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Prometeo Libros, 2017.
STAROBINSKI, Jean. Montaigne em movimento. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
TÚMULOS SEM NOME. Direção: Rithy Panh. Produção: Catherine Dussart. França, Catherine Dussart Productions (CDP), 2018. 1 DVD (115 min.), color. Les tombeaux sans noms.
UM HOMEM COM UMA CÂMERA. Direção: Dziga Vertov. Ucrania, Vseukrainske Foto Kino Upravlinnia (VUFKU), 1929. 1 DVD (68 min.), p & b. Chelovek s kino-apparatom.
VALSA COM BASHIR. Direção: Ari Folman. Produção: Ari Folman; Yael Nahlieli. Israel, Bridgit Folman Film Gang, 2008. 1 DVD (90 min.), color. Vals Im Bashir.
WEINRICHTER, Antonio (Org.). La forma que piensa: tentativas en torno al cine-ensayo. Pamplona: Governo de Navarra, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Márcio Henrique Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).