Montagem miríade e dança: a corporificação do pensamento cinematográfico em Evaldo Mocarzel

Autores

  • Cristiane do Rocio Wosniak 1. Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP) 2. Universidade Federal do Paraná (UFPR) http://orcid.org/0000-0002-7234-2638

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.264-283

Palavras-chave:

Teoria dos Cineastas. Evaldo Mocarzel. Documentário. Dança. Montagem.

Resumo

A partir da abordagem metodológica da Teoria dos Cineastas, este artigo pretende refletir sobre o pensamento teórico do documentarista Evaldo Mocarzel, observado em seus documentários sobre dança: São Paulo Companhia de Dança (2010); Lia Rodrigues: Canteiro de Obras e Ensaio sobre o Movimento. O objetivo é evidenciar procedimentos técnicos proeminentes, tais como a montagem em falso-raccord, a repetição do gesto em corte cinematográfico e o uso de câmeras acopladas aos corpos dos dançarinos como corporificação de um raciocínio estilístico ancorado em procedimentos recorrentes na obra documental mocarzeliana. A partir de seus textos, ensaios, entrevistas e cartas de montagem, além dos filmes, busca-se reconhecer possíveis traços teóricos sistemáticos nos atos criativos investigados. O foco da análise reflexiva recai sobre duas questões fundantes, a saber: a) no casamento artístico e linguístico da dança com o cinema, a intenção estilística do cineasta seria transformar o dançarino numa espécie de diretor de fotografia de si mesmo?, e b) a montagem miríade seria capaz de trazer à tona a fragmentação, a repetição e a integração de falsos-raccords, relacionando duas linguagens entrelaçadas por cortes deflagrados por gestos coreográficos fazendo o filme dançar? O reconhecimento de traços de coerência entre os objetos empíricos desta investigação acaba por contribuir para a sistematização de argumentos que se transformam em teoria traduzida em ato fílmico e vice-versa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane do Rocio Wosniak, 1. Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP) 2. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Comunicação e Linguagens – Estudos de Cinema e Audiovisual (UTP). Vice-coordenadora do Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná. Docente adjunta da Unespar (Bacharelado em Cinema e Audiovisual). Pesquisadora dos GPs: Kinedária - Arte, Poética, Cinema, Vídeo (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq) e ELiTe – Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (UFPR/PPGE/CNPq).

Referências

AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004.

AUMONT, Jacques. Pode um filme ser um ato de teoria? Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 21-34, 2008.

BAZIN, André. O que é o cinema? São Paulo: Cosac Naif, 2014.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder – a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008a.

COMOLLI, Jean-Louis. Luz Fulgurante de um Astro Morto. In: COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder – A Inocência Perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008b. pp. 108-114.

COMOLLI, Jean-Louis. Aqueles que filmamos: notas sobre a mise-en-scène documentária (2008c). In: COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder – A Inocência Perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008c. pp. 52-60.

COMOLLI, Jean-Louis. Carta de Marselha: sobre a auto mise-en-scène. In: COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder – A Inocência Perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008d. pp. 81-85.

ENSAIO sobre o Movimento –Direção e Roteiro: Evaldo Mocarzel. Realização/Produção: Casa Azul. Montagem: Guta Pacheco. São Paulo: Companhia de Dança, 2012. 1 DVD (35 min.), son., color.

LIA RODRIGUES – Canteiro de Obras. Direção e Roteiro: Evaldo Mocarzel. Realização/Produção: Casa Azul. Montagem: Willen Dias, Brasil, 2010. 1 filme curta-metragem (15 min.), son., color., DVD. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KqZ9MBKfnIM. Acesso em: 09 abr. 2019.

MOCARZEL, Evaldo. Carta de montagem endereçada a Willem Dias. São Paulo, 02 de setembro, 2008 [não publicada].

MOCARZEL, Evaldo. Carta de montagem endereçada a Marcelo Moraes. Curitiba, 15 de outubro, 2008 [não publicada].

MOCARZEL, Evaldo. Carta de montagem endereçada a Guta Pacheco. São Paulo, 27 de setembro, 2012 [não publicada].

MOCARZEL, Evaldo. Cinema e dança: diálogos linguísticos em casamentos artísticos marcados pelo movimento. In: LESNOVSKI, Ana; WOSNIAK, Cristiane. (orgs.). Olhares – audiovisualidades contemporâneas brasileiras. Campo Mourão: Fecilcam, 2016. pp. 33-54.

MOCARZEL, Evaldo. Entrevista concedida ao Programa Sala de Cinema: Evaldo Mocarzel - SESCTV, 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3Wk6m9DI-7c. Acesso em: 10 jan. 2019.

MOCARZEL, Evaldo. Parceria artística e teórica – as duas coisas se misturam. Correspondência via email [mensagem pessoal] - Mensagem recebida por em 19 out. 2016 (00:26).

MOCARZEL, Evaldo. Questões - Correspondência via email [mensagem pessoal] - Mensagem recebida por em 22 de fev. 2017a (18:34).

MOCARZEL, Evaldo. A Linguagem do Documentário - Correspondência via email [mensagem pessoal] - Mensagem recebida por em 1 de mar. 2017b (19:32).

MORAES, Marcelo. Disponível em: http://www.filmeb.com.br/quem-e-quem/montador/marcelo-moraes. Acesso em: 18 abr. 2019.

PACHECO, Guta. Entrevista concedida à autora via email. 10 mar. 2017.

SÃO PAULO Companhia de Dança – Canteiro de Obras. Direção e Roteiro: Evaldo Mocarzel. Produção: Casa Azul. Co-produção: Raiz Produções e São Paulo Companhia de Dança. Montagem: Marcelo Moraes. Direção fotográfica: Alziro Barbosa, Fabiano Pierri e Milton Jesus; Música original: Thiago Cury e Marcus Siqueira; Edição de som: Miriam Biderman, Ricardo Reis e Ana Chiarini, Brasil, 2010. 1 DVD (65 min.), son., color..

ENSAIO Sobre o Movimento – São Paulo Companhia de Dança. Direção e Roteiro: Evaldo Mocarzel. Realização/Produção: Casa Azul. Montagem: Guta Pacheco, Brasil, 2012. 1 DVD (35 min.), son., color..

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Wosniak, C. do R. “Montagem miríade E dança: A corporificação Do Pensamento cinematográfico Em Evaldo Mocarzel”. Intexto, nº 48, janeiro de 2020, p. 264-83, doi:10.19132/1807-8583202048.264-283.

Edição

Seção

Dossiê Teoria dos cineastas