Arrastão do Pavulagem e a cidade digital

comunicação, espetáculo cultural e interações em tempos pandêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.119575

Palavras-chave:

comunicação, espetáculo cultural, Arrastão do Pavulagem, Facebook, Covid-19

Resumo

Esta pesquisa busca analisar de que forma os cortejos do Arrastão do Pavulagem, festividade que integra a programação do Instituto Arraial do Pavulagem, ora realizados nas ruas da cidade de Belém, no estado do Pará, aconteceram no formato digital, ao tomar como referência a rede social digital Facebook, no ano de 2020, em virtude das recomendações sanitárias, por conta da pandemia da Covid-19. A pesquisa foi desenvolvida a partir de observação participante, realizada entre junho e julho de 2019, anos em que o evento aconteceu de forma presencial; netnografia, realizada de abril a julho de 2020, na página do Arraial do Pavulagem, no Facebook, durante o período de isolamento social; e entrevistas realizadas com membros da organização do Arrastão. Por meio da estruturação da comunicação do Instituto para o Arrastão, foram analisadas marcações sobre entretenimento e sociabilidade em compreensão acerca das dimensões e das alterações nos fluxos de informações e interações que atravessaram o evento no contexto pandêmico. Tais marcações se expandiram para além da própria transposição e articulação entre a rua, agora digital de 2020, e a rua de 2019, quando os cortejos aconteciam no formato presencial. A partir da pesquisa foi possível perceber desafios na transposição do material e da experiência para o digital, bem como a construção de conteúdo segmentado capaz de manter parte do público de antes, ao mesmo tempo em que possibilitou a conquista de novos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professora na Faculdade de Comunicação (FACOM) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA).

Lucas Gil Corrêa dos Santos, Universidade Federal do Pará

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom/UFPA), integrante do Projeto de Pesquisa “Consumo, Cultura Material e Práticas de Sociabilidade na Comunicação” e do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Consumo e Identidade” (Consia - CNPq/UFPA)

Referências

ARRAIAL DO PAVULAGEM. Belém, 2021a. Facebook: @arraialdopavulagemoficial. Disponível em: https://www.facebook.com/arraialdopavulagemoficial. Acesso em: 21 ago. 2021.

ARRAIAL DO PAVULAGEM. Belém, 2021b. Instagram: @arraialdopavulagem. Disponível em: https://instagram.com/arraialdopavulagem?igshid=rabb1fasbx4c. Acesso em: 21 ago. 2021.

ARRAIAL DO PAVULAGEM. Belém, 2021c. Youtube: @BoiPavulagem. Disponível em: https://www.youtube.com/user/BoiPavulagem. Acesso em: 21 ago. 2021.

AMARAL FILHO, Otacílio; ALVES, Regina. Os espetáculos culturais na Amazônia: do boi de Parintins ao Círio de Nazaré. In: CASTRO, Fábio Fonseca de; AMARAL FILHO, Otacílio; LIMA, Regina Lúcia Alves de (org.). Comunicação, cultura e Amazônia. Belém: PPGCOM/UFPA, 2017, p. 10-19. v. 1.

AMARAL FILHO, Otacílio; LEÃO, Bianca; PELAES, Laís. Surrealidade cotidiana: a teatralização do imaginário amazônico nos espetáculos dos grupos de cordão de pássaros. Aturá: UFPA, 2019. v. 3.

BAITELLO, Norval. Podem as imagens devorar os corpos. Revista Sala Preta Eletrônica, São Paulo, v. 7, p. 77, nov. 2007.

BLANCO, Danielle dos Reis. Vitrine Facebook: O consumo espetacular em três espetáculos culturais de Belém-PA. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2014.

CANEVACCI, Massimo. Metrópole comunicacional: arte pública, auto representação, sujeito transurbano. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1, p. 173-191, jan./jun. 2016.

CASTRO, Fabio Fonseca de. Impactos da Covid-19 sobre os processos comunicacionais: primeiras observações sobre dinâmicas, impasses e riscos. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, v. 29, n. 1, p. 86-101, 2020.

CASTRO, Gisela; ROCHA, Rose. Consumindo o entretenimento: dimensões comunicacionais de um processo sócio-cultural. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 18., 2009, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Compós, 2009. p. 1-11.

FRANÇA, Vera. Interações comunicativas: a matriz conceitual de G. H. Mead. In: PRIMO, Alex et al. (org.). Comunicação e Interações. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 71-91.

GIOSEFFI, Maria Cristina. Michel Maffesoli, estilística ... imagens... comunicação e sociedade. Logos: comunicação e universidade, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 48-53, 1997.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.

KOZINETS, Robert. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

LIMA, Dula Maria Bento de; GOMBERG, Estélio. Cultura, patrimônio imaterial e sedução no Arraial do Pavulagem, Belém (PA), Brasil. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 53-67, nov. 2012.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1998.

MAFFESOLI, Michel. Sociólogo francês Michel Maffesoli prevê a era dos afetos. [Entrevista concedida a] Bruno Alfano. Extra, Rio de Janeiro, 24 set. 2016. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/educacao/educacao-360/sociologo-frances-michel-maffesoli-preve-era-dos-afetos-20174105.html#:~:text=O%20sociol%C3%B3go%20franc%C3%AAs%20Michel%20Maffesoli%20abriu%20o%20segundo%20dia%20do,20%2C%20junto%20de%20seus%20paradigmas. Acesso em: 30 ago. 2021.

RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Verso e Reverso, São Leopoldo, v. 28, n. 68, p. 116-121, mai./ago. 2014.

SHIRKY, Clay. Lá vem todo mundo: o poder de organizar sem organizações. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SIMMEL, Georg. Sociabilidade: um exemplo de sociologia pura ou formal. In: MORAES FILHO, Evaristo (org.). Georg Simmel: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 165-181. (Coleção grandes cientistas sociais).

SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho. Petrópolis: Vozes, 2002. v. 1.

SODRÉ, Muniz. Muniz Sodré: Especialista em comunicação pensa que a mídia se constitui como esfera existencial regida pela economia monetária. [Entrevista concedida a] Gonçalo Junior. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, p. 77-82, 26 ago. 2008.

TRIGO, Luiz; GODÓI, Gonzaga. Entretenimento: uma crítica aberta. São Paulo: Senac, 2003.

TRINDADE, Eneus; PEREZ, Clotilde. Os rituais de consumo como dispositivos midiáticos para a construção de vínculos entre marcas e consumidores. Alceu, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 157-171, jul./dez. 2014.

VIEIRA, Manuela do Corral; SILVA, Haroldo Felipe. Projeto Circular: capital social e experiências culturais na cidade de Belém. Culturas Midiáticas, Belém, v. 9, p. 298-312, 2016.

VIEIRA, Manuela do Corral; SANTOS, Lucas. Street River: Práticas de convergência midiática e de identidade nos rios da Amazônia. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v. 4, p. 214-225, 2017.

VIEIRA, Manuela do Corral; GALVÃO, Victória. Celular, pandemia e conexões à luz da comunicação e da cultura material. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v. 19, p. 210-219, 2020.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Vieira, M. do C. ., e L. G. C. dos Santos. “Arrastão Do Pavulagem E a Cidade Digital: Comunicação, espetáculo Cultural E interações Em Tempos Pandêmicos”. Intexto, nº 53, novembro de 2022, p. 119575, doi:10.19132/1807-8583202253.119575.

Edição

Seção

Artigos