Arrastão do Pavulagem e a cidade digital
comunicação, espetáculo cultural e interações em tempos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.119575Palavras-chave:
comunicação, espetáculo cultural, Arrastão do Pavulagem, Facebook, Covid-19Resumo
Esta pesquisa busca analisar de que forma os cortejos do Arrastão do Pavulagem, festividade que integra a programação do Instituto Arraial do Pavulagem, ora realizados nas ruas da cidade de Belém, no estado do Pará, aconteceram no formato digital, ao tomar como referência a rede social digital Facebook, no ano de 2020, em virtude das recomendações sanitárias, por conta da pandemia da Covid-19. A pesquisa foi desenvolvida a partir de observação participante, realizada entre junho e julho de 2019, anos em que o evento aconteceu de forma presencial; netnografia, realizada de abril a julho de 2020, na página do Arraial do Pavulagem, no Facebook, durante o período de isolamento social; e entrevistas realizadas com membros da organização do Arrastão. Por meio da estruturação da comunicação do Instituto para o Arrastão, foram analisadas marcações sobre entretenimento e sociabilidade em compreensão acerca das dimensões e das alterações nos fluxos de informações e interações que atravessaram o evento no contexto pandêmico. Tais marcações se expandiram para além da própria transposição e articulação entre a rua, agora digital de 2020, e a rua de 2019, quando os cortejos aconteciam no formato presencial. A partir da pesquisa foi possível perceber desafios na transposição do material e da experiência para o digital, bem como a construção de conteúdo segmentado capaz de manter parte do público de antes, ao mesmo tempo em que possibilitou a conquista de novos participantes.
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Referências
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