A experiência pública do Alzheimer no YouTube

competências midiáticas como motores de aprendizagens sociais no canal O Bom do Alzheimer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.57.142844

Palavras-chave:

Alzheimer, midiatização, experiência pública, competências midiáticas, aprendizagem

Resumo

Este artigo investiga de que maneira a experiência midiatizada no canal  Francisquinha Alves - O Bom do Alzheimer do YouTube contribui para o desenvolvimento de aprendizagens sociais, a partir da mobilização de competências midiáticas. Com base no paradigma indiciário de Braga, tomado como abordagem metodológica, a análise organiza essa experiência em quatro fases, que refletem habilidades associadas às competências midiáticas ao longo do tempo. Foram examinados 1.291 vídeos publicados entre 30 de julho de 2016 e 31 de julho de 2021. A partir das noções de midiatização em Braga e das dimensões da competência midiática de Ferrés e Piscitelli, identifica-se que a youtuber Cláudia não apenas desenvolve habilidades ao cuidar de sua mãe durante esse período, mas também aprimora sua capacidade de compartilhar esses aprendizados nas plataformas digitais. Paralelamente, a midiatização de sua trajetória promove o desenvolvimento de aprendizagens entre os públicos do canal.

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Biografia do Autor

Rennan Lanna Martins Mafra, Universidade Federal de Viçosa

Doutor (2011) e mestre (2005) em Comunicação, na área de concentração Comunicação e Sociabilidade Contemporânea, e graduado em Comunicação Social (2001), habilitação Relações Públicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio pós-doutoral (2021) no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor Associado III, lotado no Departamento de Comunicação Social (DCM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e credenciado como docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente do curso de graduação em Comunicação Social-Jornalismo da UFV, nas áreas de Teorias da Comunicação; Comunicação e Experiência; e Comunicação e Organizações. É coordenador do Pólen - Laboratório de Experimentação em Comunicação e Organizações e co-líder do DIZ - Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença, ambos sediados no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da UFV. Investiga experiências públicas de sujeitxs, coletivos e organizações nas mídias contemporâneas a partir das lentes das historicidades das formas comunicacionais, da comunicação organizacional, da experiência estética e da diferença, com foco metodológico no estudo de materialidades da comunicação. É coordenador do GT Estudos de Comunicação Organizacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) (2024-2026). Foi pesquisador e professor credenciado no quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural (2012-2017) e em Educação (2018-2024), ambos da UFV. Foi Coordenador de Comunicação Social (2015-2017) e Diretor de Comunicação Institucional (2017-2019) da UFV, tendo coordenado o Dialorg - Programa Institucional de Extensão, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação que propôs a criação da Diretoria de Comunicação Institucional (DCI) e a Política de Comunicação Institucional da UFV, apreciadas e aprovadas pelo Conselho Universitário da instituição. Foi Chefe Interino do Departamento de Comunicação Social (2020-2021) da UFV. Foi vice-coordenador do GT Estudos de Comunicação Organizacional (2021-2022; 2023-2024) da Compós e do GT Discursos, identidades e relações de poder da Associação Brasileira de Pesquisadores em Relações Públicas e Comunicação Organizacional (Abrapcorp) (2019-2023). Foi membro do Comitê Técnico de Acompanhamento e Assessoramento ao Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), do Ministério da Saúde/Governo Federal (2008-2011), a partir de onde reconheceu a urgência para a compreensão de um cenário comunicacional à experiência pública da dengue, desenvolvida em sua tese de doutorado. Recebeu o Prêmio UFMG de Teses 2012, concedido à melhor tese do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Compreende a pesquisa nas humanidades como atividade essencial à escuta de fenômenos que desafiam a vida na contemporaneidade.

Referências

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ALZHEIMER - Treinamento cognitivo - leitura - letra cursiva. Gravação: Cláudia Alves. [Rio de Janeiro: s.n.], 10 fev. 2019c. 1 vídeo (8 min.). Publicado pelo canal Francisquinha Alves - O bom do Alzheimer.

ALZHEIMER - Programa encontro - repercussão e agradecimentos! Gravação: Cláudia Alves. [Rio de Janeiro: s.n.], 26 fev. 2019d. 1 vídeo (3 min.). Publicado pelo canal Francisquinha Alves - O bom do Alzheimer.

ALZHEIMER - Visita de uma seguidora de Araraquara, parte 1. Gravação: Cláudia Alves. [Rio de Janeiro: s.n.], 26 abr. 2019e. 1 vídeo (7 min.). Publicado pelo canal Francisquinha Alves - O bom do Alzheimer.

ALZHEIMER - Confusa e agitada - amanhã é o dia da consulta para o novo tratamento. Gravação: Cláudia Alves. [Rio de Janeiro: s.n.], 25 jun. 2019f. 1 vídeo (12 min.). Publicado pelo canal Francisquinha Alves - O bom do Alzheimer.

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Publicado

2025-01-23

Como Citar

Freitas, Adriana Helena de Almeida, e Rennan Lanna Martins Mafra. “A Experiência Pública Do Alzheimer No YouTube: Competências midiáticas Como Motores De Aprendizagens Sociais No Canal O Bom Do Alzheimer”. Intexto, nº 57, janeiro de 2025, doi:10.19132/1807-8583.57.142844.

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