Occupations of the RS secondary schools: cultural tensions and communicative reconfigurations

Authors

  • Caio Ramos da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Danielle Miranda da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nísia Martins do Rosário Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.193-214

Keywords:

Semiotics of culture. Occupations Secondary students in Rio Grande do Sul. Semiotic borders. Semiosis horizontality. Media activism.

Abstract

This study presents reflections on the movement of occupations of high schools in Rio Grande do Sul (RS) in order to characterize it as a semiotic object. The proposal is linked to the understanding of this mobilization as a cultural phenomenon and, as such, will be guided by the concepts of Semiotics of Culture. Thus, we conducted a field study, inspired by ethnographic observation and guided by categories in search of cultural traces in the occupation of the State School Padre Reus in Porto Alegre. We also tracked back among the field of documentary research some reports on dispersion collected on social networks and other sources, such as, press and nontraditional activists media spaces. In this conjunction, we highlight the potential of semiosis of occupations, implementing new processes and languages of resistance and inovation, while operating on the borders of the concept of horizontality and advancing effectively in the reconfiguration of new kinds of communication possibilities.

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Author Biographies

Caio Ramos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando na linha de Cultura e Significação do PPGCOM UFRGS. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Integrante do grupo de pesquisa registrado no CNPq GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Comunicação).

Danielle Miranda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, membro do Grupo de Pesquisa GPESC - Semióticas e Cultura da Comunicação - e integrante da pesquisa Corpos em Explosão, em andamento no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Tem experiência acadêmica e profissional na área de Comunicação, com ênfase em marketing, posicionamento estratégico de marca, gestão e desenvolvimento de produto, comunicação e cultura, comunicação audiovisual, além de experiência na pesquisa e atuação como especialista em comunicação para classes populares. Ministrou a disciplina de Seminário de Cultura e Comunicação para os cursos de graduação em Comunicação Social da UFRGS. No momento, atua no núcleo de Inovação e Linguagem do Grupo RBS. Possui três Prêmios no Expocom Nacional (Intercom); quatro Prêmios Expocom Regional Sul (Intercom Sul) e foi duas vezes premiada no Prêmio SET Universitário da PUCRS. Organizadora das conferências licenciadas pela fundação TED Global: TEDxPorto Alegre (Porto Alegre, RS, 2010) e TEDxValedosVinhedos (Bento Gonçalves, RS, 2011).

Nísia Martins do Rosário, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Possui doutorado em Comunicação Social pela PUC/RS (2003), mestrado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (1997) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente é coordenadora do curso de Pós-graduação em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS, membro dos grupos de pesquisa Gpesc (Grupo de pesquisa semiótica e cultura da comunicação) e Processocom (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção ) o qual é organizador da Rede Amlat (Rede Temática ?Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina?). A ênfase de suas investigações é em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: corporalidades, imagem, linguagens, semiótica e metodologia.

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Published

2016-12-21

How to Cite

da Silva, C. R., D. M. da Silva, and N. M. do Rosário. “Occupations of the RS Secondary Schools: Cultural Tensions and Communicative Reconfigurations”. Intexto, no. 37, Dec. 2016, pp. 193-14, doi:10.19132/1807-8583201637.193-214.

Issue

Section

Articles