A crueldade e o erotismo sacroprofanos na trilogia da depressão de Lars von Trier

Autores/as

  • Leda Tenório da Motta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marcelo dos Santos Matos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202050.74-89

Palabras clave:

Lars von Trier. Sacroprofano. Crueldade. Erotismo. Cinema.

Resumen

O presente trabalho tem como objeto de estudo a Trilogia da Depressão do cineasta dinamarquês Lars von Trier. A trilogia é composta pelos filmes Anticristo (Antichrist, 2009), Melancolia (Melancholia, 2011) e Ninfomaníaca (Nymphomaniac, 2013). Mais especificamente, elege para análise três aspectos recorrentes do referido corpus:a função do prólogo, a comunhão das personagens com a natureza e a violência das relações. O referencial teórico alinha autores responsáveis por reflexões clássicas sobre o sagrado, a crueldade e o erotismo que são Mircea Eliade (2010), Antonin Artaud (2006) e Georges Bataille (2014). A intenção é realizar uma leitura à luz do conceito elidiano de Sacroprofano. O mesmo suspende a diferença que separa as missas negras da fé, assim, com os amálgamas do paradoxo, o sacroprofano se sustenta na linha tênue entre os interditos e transgressões, entre o contínuo e o descontínuo e na epifania da imagem.

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Biografía del autor/a

Leda Tenório da Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pesquisador do CNPq Nível 1. Pesquisador associado ao Reseau International Roland Barthes. Membro do grupo de pesquisa em Humanidades e Mundo Contemporâneo à testa do projeto ?Aceleração do Tempo e Pós-Democracia- Violência e Comunicação? no Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Semiologia Literária pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e doutorado em Semiologia Literária pela Université de Paris VII (1983). Fez pós-doutorados na Université de Paris VII (1986-1988) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995-1997), sobre Celine e Francis Ponge. Estudou com Roland Barthes, Gérard Genette e Julia Kristeva. É hoje professor assistente doutor do quadro de carreira do PEPGCS/PUC/SP, onde vem se dedicando aos objetos da comunicação, entendidos como fatos de linguagem e à psicanálise dos discursos midiáticos. Sob o amparo do CNPq,especializou-se nas relações de Lacan com as vanguardas.Realiza pesquisa sobre as relações entre as literaturas de vanguarda e as infopoéticas e hipertextos contemporâneos e sobre a questão dos paradigmas da crítica, inclusive, da crítIca cultural. Nesse âmbito, publicou um balanço internacional da obra de Haroldo de Campos e o primeiro estudo de fôlego sobre a obra de Roland Barthes a sair no Brasil. Dedica-se ultimamente às relações entre a revolução crítica dos Cahiers du Cinéma e a nouvelle critique.

Marcelo dos Santos Matos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Comunicação e Semiótica - PUC/SP (2016-19); Coordenador do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas de Fernandópolis (2014-2019);Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Paulista (2004);Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Estadual de Londrina - PR (1995).  

Citas

ANTICRISTO. Direção Lars von Trier. França: Califórnia Filmes, 2009. DVD (108 min.), color. e p & b.

ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva,1995.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes,2006.

BADLEY, Linda. Lars von Trier. Chicago: Illinois, 2010.

BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. Porto Alegre: L&PM, 1989.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MELANCOLIA. Direção Lars von Trier. França: Califórnia Filmes, 2011. DVD (136 min.), color.

NINFOMANÍACA. Direção Lars von Trier. Dinamarca: Califórnia Filmes, 2013. DVD (ca. 325 min.), color. e p & b.

STEVENSON, Jack. Lars Von Trier. World Directors Coletion. Londres: British Film Institute, 2002.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

Motta, L. T. da, y M. dos S. Matos. «A Crueldade E O Erotismo Sacroprofanos Na Trilogia Da depressão De Lars Von Trier». Intexto, n.º 50, agosto de 2020, pp. 74-89, doi:10.19132/1807-8583202050.74-89.

Número

Sección

Artículos