Trilhas musicais de mulheres no cinema brasileiro da década de 2010
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.57.143477Palavras-chave:
trilha musical, autoria feminina, cinema brasileiro, desigualdade de gênero, mapeamentoResumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa abrangente sobre a autoria feminina de trilhas musicais cinematográficas no Brasil. A partir de um mapeamento detalhado, objetiva-se valorizar e dar visibilidade às compositoras que, em um campo amplamente dominado por homens, enfrentam desafios para manter suas carreiras. Os dados aqui discutidos referem-se a filmes brasileiros de longa-metragem lançados comercialmente entre 2010 e 2019. Além da evidente disparidade de gênero, os resultados demonstraram que poucas mulheres conseguem assinar uma trilha musical de forma individual ou manter uma trajetória na função, o que contribui para a falta de reconhecimento e impede a circulação das autoras.
Downloads
Referências
A ANTROPÓLOGA. Direção: Zeca Pires. [S. l.]: Mundo Imaginário Produções Cinematográficas; Imagem, 2011. 1 vídeo (90 min), son., color.
A FUGA da mulher gorila. Direção: Felipe Bragança. [S. l.]: Duas Mariola Filmes; Vitrine Filmes, 2011. 1 vídeo (82 min), son., color.
A MOÇA do calendário. Direção: Helena Ignez. [S. l.]: Mercúrio Produções; Pandora Filmes, 2018. 1 vídeo (86 min), son., color.
A NOVELA das oito. Direção: Odilon Rocha. [S. l.]: Geração Conteúdo/Odilon Rocha; Universal, 2012. 1 vídeo (108 min), son., color.
A PEDRA da serpente. Direção: Fernando Sanches. [S. l.]: Sinestesia Filmes; Elo Company, 2019. 1 vídeo (75 min), son., color.
A PRIMEIRA missa ou tristes tropeços, enganos e urucum. Direção: Ana Carolina. [S. l.]: Crystal Cinematográfica; Pandora Filmes, 2014. 1 vídeo (90 min), son., color.
A VIAGEM de Yoani. Direção: Peppe Siffredi e Raphael Bottino. [S. l.]: Sala 12; Elo Company, 2015. 1 vídeo (75 min), son., color.
ALGUÉM como eu. Direção: Leonel Vieira. [S. l.]: Gullane; Downtown/Paris, 2018. 1 vídeo (87 min), son., color.
ALMEIDA Paula Alves. Cinedemografia, população que filma e população filmada: hierarquias de gênero e raciais na produção cinematográfica brasileira contemporânea. 2019. Tese (Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Rio de Janeiro, 2019.
AMOR.com. Direção: Anita Barbosa. [S. l.]: Total Entertainment; H2O Films, 2017. 1 vídeo (92 min), son., color.
APAIXONADOS - o filme. Direção: Paulo Fontenelle. [S. l.]: Total Entertainment; H2O Films, 2016. 1 vídeo (90 min), son., color.
ÁREA Q. Direção: Gerson Sanginitto. [S. l.]: Sophia Filmes; Califórnia, 2012. 1 vídeo (114 min), son., color.
ASTUTO, Bruno. Olivia Byington compõe trilha do filme Confissões de adolescente. Revista Época, Rio de Janeiro, 26 dez. 2013.
BOLLYWOOD dream - o sonho bollywoodiano. Direção: Beatriz Seigner. [S. l.]: Miríade Filmes; Espaço Filmes, 2011. 1 vídeo (83 min), son., color.
CANASTRA suja. Direção: Caio Soh. [S. l.]: Cinema Bruto; Arthouse, 2018. 1 vídeo (102 min), son., color.
CAUSA e efeito. Direção: André Marouço. [S. l.]: Mar Revolto Produções; Downtown/Paris, 2014. 1 vídeo (101 min), son., color.
CHEGA de Fiu Fiu. Direção: Amanda K. Lemos; Fernanda Alves Frazao. [S. l.]: Brodagem Filmes; Taturana, 2018. 1 vídeo (73 min), son., color.
CINDERELA pop. Direção: Bruno Garotti. [S. l.]: Panorâmica; Disney/Vitrine Filmes, 2019. 1 vídeo (95 min), son., color.
CINEMATECA BRASILEIRA. Base de dados: filmografia brasileira. São Paulo: Cinemateca Brasileira, c2024.
COB/ANCINE. Listagem dos filmes brasileiros lançados comercialmente em salas de exibição - 1995 a 2022. Brasília: Agência Nacional do Cinema, 2023.
COMO ESQUECER. Direção: Malu de Martino. [S. l.]: EH! Filmes; Europa, 2010. 1 vídeo (100 min), son., color.
CONFISSÕES de adolescente - o filme. Direção: Cris D’Amato e Daniel Filho. [S. l.]: Lereby; Sony, 2014. 1 vídeo (96 min), son., color.
COPA de elite. Direção: Vitor Brandt. [S. l.]: Glaz Entretenimento; Fox, 2014. 1 vídeo (109 min), son., color.
CRÔ em família. Direção: Cininha de Paula. [S. l.]: Total Entertainment; Imagem, 2018. 1 vídeo (110 min), son., color.
D’INCAO, Maria A. Mulher e família burguesas. In: PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2004. p. 187-201.
DE PEITO aberto. Direção: Graziela Mantoanelli. [S. l.]: Deusdará Filmes; Pagu Pictures, 2019. 1 vídeo (80 min), son., color.
DETETIVES do prédio azul. Direção: André Pellenz. [S. l.]: Paris Entretenimento; Downtown/Paris, 2017. 1 vídeo (127 min), son., color.
DISPAROS. Direção: Juliana Reis. [S. l.]: Escrevendo & Filmes; H2O Films, 2012. 1 vídeo (82 min), son., color.
ELENA. Direção: Petra Costa. [S. l.]: Busca Vida Filmes; Espaço Filmes, 2013. 1 vídeo (82 min), son., color.
ENCONTRO DA SOCINE, 13., 2009, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, 2009.
ENCONTRO DA SOCINE, 17., 2013, Palhoça. Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, 2013.
ENCONTRO DA SOCINE, 26., 2023, Foz do Iguaçu. Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, 2023.
ENTRANDO numa roubada. Direção: André Moraes. [S. l.]: Urca Filmes; Europa, 2015. 1 vídeo (90 min), son., color.
EU RECEBERIA as piores notícias dos seus lindos lábios. Direção: Beto Brant e Renato Ciasca. [S. l.]: Drama Filmes; Sony/RioFilme, 2012. 1 vídeo (105 min), son., color.
EU SOU MAIS eu. Direção: Pedro Amorim. [S. l.]: Damasco Filmes; Imagem, 2019. 1 vídeo (98 min), son., color.
FILME B. Database Brasil 2020. [S. l.: s. n.]. 2020. Disponível em: https://www.filmeb.com.br/database-brasil-2020. Acesso em: 16 ago. 2024.
FOLLOWS, Stephen; KREAGER, Alexi; GOMES, Eleanor. Cut out of the picture: a study of gender inequality amongst film directors in the UK film industry. London: Directors UK, 2016.
FREIRE, Vanda L. B.; PORTELA, Angela C. H. Mulheres pianistas e compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930). Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, Bogotá, v. 5, n. 2, p. 61-78, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.11144/Javeriana.mavae5-2.mpce. Acesso em: 16 ago. 2024.
GAUTHIER, Benoît; FREEMAN, Lisa. Gender in the Canadian screen composing industry: final report. Quebec: Circum Network, 2018.
HISTORIETAS assombradas - o filme. Direção: Victor-Hugo Borges. [S. l.]: Neoplastique Entretenimento; Vitrine Filmes, 2017. 1 vídeo (90 min), son., color.
INTERNET - o filme. Direção: Filippo Capuzzi Lapietra. [S. l.]: Paris Entretenimento; Downtown/Paris, 2017. 1 vídeo (96 min), son., color.
INTERNET MOVIE DATABASE PRO (IMDbPr). Movie Database. [S. l.: s. n.]. 2024. Disponível em: https://www.imdb.com/pt/. Acesso em: 16 ago. 2024.
JOSÉ e Pilar. Direção: Miguel Gonçalves Mendes. [S. l.]: O2 Filmes; Espaço Filmes, 2010. 1 vídeo (117 min), son., color.
KÁTIA. Direção: Karla Holanda. [S. l.]: Em Foco Multimídia, 2013. 1 vídeo (74 min), son., color.
LUTO como mãe. Direção: Luis Carlos Nascimento. [S. l.]: TV Zero Cinema; TV Zero Cinema, 2010. 1 vídeo (70 min), son., color.
MÃO na luva. Direção: José Joffily e Roberto Bomtempo. [S. l.]: Movimento Carioca Produções Artísticas; Sala2 Cinemavídeo; Ab Filmes, 2014. 1 vídeo (70 min), son., color.
MARCIA Haydée - uma vida pela dança. Direção: Daniela Kallmann. [S. l.]: Indiana Produções; Anagrama Filmes, 2019. 1 vídeo (80 min), son., color.
MENOS que nada. Direção: Carlos Gerbase. [S. l.]: Prana Filmes; Prana Filmes, 2012. 1 vídeo (105 min), son., color.
MIRANDA, Suzana Reck; TAÑO, Debora Regina. Nas trilhas das mulheres: compositoras e cinema no Brasil. In: TEDESCO, Marina C. (org.). Trabalhadoras do Cinema Brasileiro: mulheres muito além da direção. Rio de Janeiro: Nau, 2021. p. 123-142.
MUITO romântico. Direção: Gustavo Jahn e Melissa Dullius. [S. l.]: Gustavo Jahn/Melissa Dullius; Vitrine Filmes, 2017. 1 vídeo (72 min), son., color.
MURGEL, Ana Carolina A. Toledo. Pesquisando as compositoras brasileiras no século XXI. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 71, p. 181-192, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p181-192. Acesso em: 16 ago. 2024.
MY NAME is now, Elza Soares. Direção: Elizabete Martins Campos. [S. l.]: It Filmes, 2018. 1 vídeo (71 min), son., color.
NÃO SE ACEITAM devoluções. Direção: Andre Torres Moraes. [S. l.]: Total Entertainment; Fox, 2018. 1 vídeo (99 min), son., color.
O AMOR segundo B. Schianberg. Direção: Beto Brant. [S. l.]: Drama Filmes; Espaço Filmes, 2010. 1 vídeo (120 min), son., color.
O COLAR de Coralina. Direção: Reginaldo Gontijo. [S. l.]: Brasilirica; O2 Play, 2018. 1 vídeo (90 min), son., color.
O GALÃ. Direção: Francisco Ramalho Jr. [S. l.]: Ramalho Filmes; H2O Films, 2019. 1 vídeo (97 min), son., color.
O JABUTI e a anta. Direção: Eliza Capai. [S. l.]: Usina de Imagens; Taturana, 2018. 1 vídeo (70 min), son., color.
O PACIENTE - o caso Tancredo Neves. Direção: Sérgio Rezende. [S. l.]: Morena Filmes; Paris Filmes, Downtown Filmes, 2018. 1 vídeo (100 min), son., color.
OCA/ANCINE. Informe de mercado: distribuição em salas - 2018. Brasília: ANCINE, 2019.
OLHANDO para as estrelas. Direção: Alexandre Peralta. [S. l.]: A. I. Peralta Produções Cinematográficas; Elo Company, 2017. 1 vídeo (90 min), son., color.
OS RESIDENTES. Direção: Thiago Mata Machado. [S. l.]: Katásia Filmes; Vitrine Filmes, 2011. 1 vídeo (120 min), son., color.
OURO, suor e lágrimas. Direção: Helena Sroulevich. [S. l.]: Caribe; Lagoa Filmes, 2015. 1 vídeo (92 min), son., color.
PARA ALÉM DA CURVA da estrada. Direção: Guilherme Azevedo. [S. l.]: Avexi Filmes; O2 Play, 2017. 1 vídeo (75 min), son., color.
PAULA, Patrícia A. A presença feminina na docência e nos palcos do Rio de Janeiro oitocentista. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 37, n. 77, p. 65-81, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n77p65-81. Acesso em: 16 ago. 2024.
RIO cigano. Direção: Julia Zakia. [S. l.]: Superfilmes; Raiz Distribuidora, 2015. 1 vídeo (81 min), son., color.
RISCADO. Direção: Gustavo Pizzi. [S. l.]: Cavideo Produções; Filmes do Estação, 2011. 1 vídeo (85 min), son., color.
SANTO Amaro era skatista. Direção: Felipe Martins. [S. l.]: Documenta Filmes; Documenta Produções, 2017. 1 vídeo (74 min), son., color.
SIMONE. Direção: Juan Zapata. [S. l.]: Zapata Filmes; Tucumán, 2013. 1 vídeo (72 min), son., color.
SMITH, Stacy L; PIEPER, Katherine; WHEELER, Sam. Inequality in 1,600 popular films: examining portrayals of gender, race/ethnicity, lgbtq+ & disability from 2007 to 2022. Los Angeles: USC Annenberg, 2023.
STRONG, Catherine; CANNIZZO, Fabian. Australian women screen composers: career barriers and pathways. Melbourne: RMIT University, 2017.
SUPER nada. Direção: Rubens Rewald. [S. l.]: Confeitaria de Cinema; Lume Produções Cinematográficas, 2013. 1 vídeo (94 min), son., color.
TOP models - um conto de fadas brasileiro. Direção: Richard Luiz. [S. l.]: In-Mod Instituto Nacional de Moda e Design/Luminosidade; Espaço Filmes, 2011. 1 vídeo (90 min), son., color.
TORRE das donzelas. Direção: Susanna Lira. [S. l.]: Modo Operante Produções; Elo Company, 2019. 1 vídeo (97 min), son., color.
TUDO QUE Deus criou. Direção: André da Costa Pinto. [S. l.]: Adriano Lirio/André da Costa Pinto; Pipa Produções, 2015. 1 vídeo (105 min), son., color.
TYGEL, Flávia. Compositora de trilhas sonoras fala sobre o machismo no cinema e a questão alarmante para as mulheres [Entrevista cedida a] CONDINI, Brunna. Blog Heloísa Tolipan. Rio de Janeiro, 22 ago. 2021.
VERMELHO russo. Direção: Charly Braun. [S. l.]: Guinle Produções; Vitrine Filmes, 2017. 1 vídeo (90 min), son., color.
VITRINE FILMES. Muito romântico - trailer oficial. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (2 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9HtaKjdBpfc. Acesso em: 22 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Suzana Reck Miranda, Debora Regina Taño, Georgia Cynara Coelho de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).