Bazinga! Consumo e performance sobre The Big Bang Theory no Filmow
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201841.70-87Palabras clave:
Consumo digital. Performance. Capital social. Filmow. The Big Bang Theory.Resumen
Este artigo visa identificar consumo como performance da sitcom The Big Bang Theory no Filmow, site de rede social temático para aficionados por filmes e séries. Para tanto, o referencial teórico aborda, de modo articulado, as relações entre consumo digital, performance e sites de redes sociais temáticos, categorias de análise selecionadas para este estudo. Quanto à metodologia, essa pesquisa consiste em um nível de pesquisa exploratório, via levantamento bibliográfico, documental e aplicação de questionários junto aos usuários. A partir da análise de 698 comentários de usuários da página da sitcom, percebeu-se que, ao contrário do que se observa em sites de redes sociais generalistas, no Filmow, a estrutura do portal parece assegurar alocação de capital social de segundo nível (confiança no ambiente social e institucional), ao invés dos tipos de capital social de primeiro nível (cognitivo, relacional e normativo), que, nesse caso, advém das interações entre os usuários.Descargas
Citas
ANOS de Escravidão. Direção: Steve McQueen. [S.l.: s.n.], 2014.
BARBOSA, Lívia. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (Org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BOYD, Dannah. “Why youth (heart) social network sites: the role of networked publics
in teenage social life.” Cambridge: MIT Press, 2007. MacArthur Foundation Series on Digital Learning – Youth, Identity, and Digital Media Volume.
CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (Org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
CASTIGLIONE, Dario; VAN DETH, Jan; WOLLEB, Guglielmo (Ed.). The handbook of social capital. Nova York: Oxford University, 2008.
CÓRDOVA, Nathalie. Lista: as dez séries com maior audiência nos Estados Unidos. Zero Hora, Porto Alegre, 30 maio 2014. Kzuka. Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2014/05/lista-as-dez-series-com-maior-audiencia-nos-estados-unidos-4513896.html>. Acesso em: 18 jun. 2014.
EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida: Ideias & Letras, 2010.
FILMOW. [S.l., 2014a]. Disponível em: <http://filmow.com>. Acesso em: 12 nov. 2014.
FILMOW. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. [S.l.]: Wikimedia, 2014b. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Filmow>. Acesso em: 2 jul. 2014.
FRAGOSO, Suely. Conectibilidade e geografia em sites de rede social: um olhar sobre as relações entre território e identidade a partir do Orkut. Galáxia, São Paulo, n. 16, p. 109-122, 2008.
FRAGOSO, Suely. Eu odeio quem odeia... considerações sobre o comportamento dos usuários brasileiros na tomada do Orkut. E-Compós, Brasília, v. 6, p. 1-22, 2006.
FRAGOSO, Suely. 'HUEHUEHUE eu sou BR': spam, trollagem e griefing nos jogos online. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 22, p. 129-146, 2015.
FURQUIM, Fernanda. Entrevista com a jornalista Fernanda Furquim, sobre séries de TV. 2005. Disponível em: <http://www.poucaseboasdamari.com/2005/12/entrevista-fernanda-furquim-series-de-tv/>. Acesso em: 19 nov. 2014.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1975.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2006.
MONTARDO, Sandra Portella. Consumo digital e teoria de prática: uma abordagem possível. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 23, n. 2, 2016. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/22203>. Acesso em: 3 abr. 2017.
MONTARDO, Sandra Portella; SILVA, Thaís Della Tôrres da. Consumo digital, performance e livros: estudo comparativo entre os sites Skoob e Scribd. Revista Fronteiras: Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 17, n. 1, p. 23-32, jan./abr. 2015a. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.171.03>. Data do acesso: 03/04/2017.
MONTARDO, Sandra Portella; SILVA, Thaís Della Tôrres. Contém spoiler. Performance e Consumo no SRS temático Filmow. Revista Alceu, Rio de Janeiro, v. 15, n. 30, p. 117-133, 2015b. Disponível em: <http://revistaalceu.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from%5Finfo%5Findex=9&infoid=537&sid=42>. Acesso em: 3 abr. 2017.
NASCIMENTO, Lilian. Exposição e performance em sites de rede sociais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA, 4., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABCiber, 2010. p. 1-15.
ORANGOTAG. Disponível em: <http://orangotag.com/>. C2013. Acesso em: 17 jun. 2014.
PACHECO, Natália. Redes sociais para geeks. 2012. Disponível em: <http://www.vireapagina.com/2012/05/redes-sociais-para-geeks.html>. Acesso em: 2 jul. 2014.
PINHEIRO, Marta de Araújo. Subjetivação e consumo em sites de relacionamento. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 5, n. 14, p.103-121, 2008.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
REOLOM, Mônica; GLORIA, Rafael. Séries & Seriados: uma trama universal. Jornal do Comércio, Porto Alegre, 21 maio 2010. Disponível em: <http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=28784>. Acesso em: 19 nov. 2014.
SBT. Big Bang: a teoria. 2014. Disponível em: <http://www.sbt.com.br/series/bigbang/episodios/>. Acesso em: 28 abr. 2015.
SCHECHNER, Richard. O que é performance. O Percevejo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 12, p. 1-10, 2003.
THE BIG Bang Theory. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. [S.l.]: Wikimedia, 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Big_Bang_Theory>. Acesso em : 17 jun. 2014.
WARDE, Alan. Consumption and theories of practice. Journal of Consumer Culture, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 131-153, 2005. Disponível em: <http://www.espm.br/Pesquisadores_versao1/CAEPM/Documents/Consumption%20and%20Theories%20of%20Practice.pdf>. Acesso em: 4 fev. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Sandra Portella Montardo, Thaís Della Tôrres da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).