A leitura e outros processos de consumo cultural: entrevista com Néstor García Canclini
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.4-20Palavras-chave:
Antropologia dos leitores. Consumo cultural. Estudos culturais latino-americanos. Néstor García Canclini.Resumo
Nesta entrevista, o filósofo argentino Néstor García Canclini, radicado no México desde 1976, apresenta seu olhar sobre o atual contexto do consumo de leitura, sobretudo desde as perspectivas da cultura digital. Entre seus mais recentes estudos, se incluem as pesquisas sobre jovens, culturas urbanas e redes digitais e as perspectivas da antropologia dos leitores. Dedicado a temas como globalização, identidades nacionais, culturas híbridas e estudos de consumo cultural, é um autor de grande influência nas pesquisas latino-americanas, principalmente naquelas que abordam as intersecções entre comunicação, cultura e sociedade. Na década de 1990, García Canclini começou a delinear uma teoria sociocultural interdisciplinar do consumo, que abandonava a ideia do consumo como um lugar de decisões puramente irracionais. Seus aportes congregam distintas linhas de interpretação e assinalam possíveis pontos de confluência para a compreensão dos processos de comunicação e recepção de bens simbólicos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Dulce H. Mazer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).