Mediação familiar: apropriações, usos midiáticos e socioculturais na telenovela e no bumba meu boi
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201636.63-83Palabras clave:
Identidade. Estudos de recepção. Telenovela. Bumba meu boi. História oral.Resumen
Este artigo objetiva analisar a constituição das identidades familiares através das relações vivenciadas com o gênero melodramático, exploradas em suas várias dimensões e manifestações, o que inclui a telenovela e o bumba meu boi; tendo como ponto de partida o estudo de uma família em três gerações. O referencial teórico apoia-se nos estudos culturais e nos estudos de recepção. Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa e trabalhou-se com o método da história oral em seu desdobramento na técnica história de família. Entre outros resultados, destaca-se: a caracterização das práticas culturais evidenciou, na trajetória da família, o contato com as narrativas ficcionais e melodramáticas, isto é, outros modos da família conviver com a novela, com outros formatos que têm por gênero o melodrama; a história de família revelou que a novela (o folhetim, a radionovela e a fotonovela), enquanto tradição popular melodramática antecede à telenovela, isto é, a novela vista na televisão.
Descargas
Citas
ACEVES LOZANO, Jorge (Comp.). Historia Oral. Ciudad México, Antologías Universitarias, Instituto ora y Universidad Autónoma Metropolitana, 1993.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 26. ed. Vozes: São Paulo, 1985.
BORELLI. Sílvia Helena Simões (Org). Gêneros ficcionais, produção e cotidiano na cultura popular de massa. 1. ed. de Coleções GT’s INTERCOM. Rio de Janeiro: FINEP, 1994.
BROOKS, Peter. O ponto de mudança: quarenta anos de experiências teatrais: 1946-1987. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination. New Haven: Yale University Press, 1976.
FUENZALIDA, Valério; CORRO, Pablo; CONSTANZA, Mujica. Melodrama, Subjetividade e Historia en El cine y television de los 90. Chile: Gráfica LOM, 2009.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Revista da Educação e Realidade, Porto Alegre, n. 2, v. 22, p. 15-46, jul/dez, 1997.
HALL, Stuart. Sin garantías: Trayectorias y problemáticas en estudios culturales. Colombia: Envión, 2010.
HUPPES, Ivete. Melodrama: o gênero e sua permanência. São Paulo: Ateliê, 2000.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (Org.). Telenovela. Internacionalização e Interculturalidade. Sao Paulo: Loyola, 2004.
MARINAS, José Miguel; SANTAMARINA, Cristina. Introducción. In: MARINAS, José Miguel; SANTAMARIA, Cristina (Org.). La história oral: métodos y experiencias. Madrid: Debate, 1993.
MARQUES, Ester._Mídia e estética na cultura popular: o caso do bumba-meu-boi do Maranhão. 1996. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Universidade de Brasília, Brasília, 1996.
MARRE, J. L. História de vida e método biográfico. Cadernos de Sociologia, v. 3, p. 55-88, 1991.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
MAZZIOTTI, Nora. Os gêneros na televisão pública. In: Ricón, Omar (Org.). Televisão pública: do consumidor ao cidadão. São Paulo: Friedrich Ebert Stiftung, 2002.
OROZCO GÓMEZ, Guillhermo. La investigación en comunicación desde la perspectiva cualitativa. México: Instituto Mexicano para El Desarrollo Comunitario, 2000.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade social. Revista Estudos históricos. Rio e Janeiro, v. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.
SARACENO, Chiara. Sociologia da família. Lisboa: Estampa, 1988.
SILVA, Lourdes Ana Pereira. Melodrama como matriz cultural no processo de constituição de identidades familiares: um estudo de (tele)novela e bumba meu-boi - usos, consumo e recepção. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
THOMASSEAU, Jean-Marie. O Melodrama. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Lourdes Ana Pereira Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).