A semiótica das histórias em quadrinhos na reconstrução da memória oral

análise de elementos espaçotópicos e artrológicos em Notas sobre Gaza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.126126

Palavras-chave:

Antônio Luiz Cagnin, história em quadrinhos, Joe Sacco, Notas sobre Gaza, Thierry Groensteen

Resumo

O presente artigo busca efetuar um levantamento dos princípios semióticos pertinentes ao campo das histórias em quadrinhos e verificar de que forma esses elementos são utilizados na reconstrução da memória dos sobreviventes a partir dos incidentes ocorridos em 1956, e seus correlatos diretos, nos vilarejos de Khan Younis e Rafah na obra Notas sobre Gaza, do autor Joe Sacco. Como metodologia, utilizou-se a revisão bibliográfica, em especial a obra O sistema dos quadrinhos do autor belga, Thierry Groensteen, aliando outras concepções sobre o mesmo tema, como as analisadas, por exemplo, no segmento de Antônio Luiz Cagnin e, com base nesse levantamento, foram efetuadas análises das páginas selecionadas do quadrinho nas quais ocorre a reconstrução gráfica da memória das pessoas entrevistadas. Observou-se que a composição gráfica sequencial dessas memórias se dá a partir de elementos preponderantemente ortodoxos dentro da linguagem atribuída à semiótica dos quadrinhos, mantendo com isso a sobriedade dos relatos pertinentes à composição da obra enquanto quadrinho-reportagem. Concluiu-se, a partir daí, que as opções especificamente determinadas pelo autor, para elaboração dos trechos analisados se mostraram bastante efetivas. Estas operaram em fina sintonia, para a reconstrução memorialística, a partir das fontes orais – mantendo os pressupostos da reportagem. Assim, conseguiu entregar o componente dramático pertinente ao campo dos elementos icônicos das histórias em quadrinhos, sem perda ou obliteração da proposta inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Garcia de Oliveira, Universidade Federal do ABC

Possui Graduação, nos níveis da Licenciatura e do Bacharelado, em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2012) e Graduação em Tecnologia em Informática para Negócios pela Faculdade de Tecnologia de Mauá (2017). Atuou como Orientador de Público em Instituições Museológicas e como Analista de Infraestrutura e Suporte de TI em Empresas Multinacionais. Atualmente exerce a função de professor estadual de educação básica II.

Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho, Universidade Federal do ABC

Professora Associada III, atuou como Vice-Diretora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS-UFABC) no quadriênio 2017-2021. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Graduação em Comunicação Social (UFMG/IMSP). Coordenou o Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Humanas e Sociais (PCHS-UFABC) entre 2016 e 2017. Desenvolve pesquisas na área da História da Ciência, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, com destaque para a História da Fundação Rockefeller em São Paulo e suas interfaces com o Ensino Superior. É pesquisadora associada do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (MH-FMUSP) onde lidera a Rede de Pesquisa em Agencias Internacionais de Filantropia e Cooperação Institucional. Tem experiência na coordenação de Centros de Pesquisa e Documentação e Museus. Publicou livros e artigos em temas como História das Elites Científicas, História dos Intelectuais, Ciência e Relações de Poder, História da Fundação Rockefeller em São Paulo, História da Universidade de São Paulo, Filantropia Científica, História das Instituições de Pesquisa Biomédica, Elites Acadêmicas, Direita Acadêmica, Autoritarismo e Anticomunismo. Pesquisa as interfaces entre o Regime Civil-Militar de 1964 e a Produção Cultural e Científica do pais. No caso da produção cultural, as abordagens recortam a produção audiovisual, especialmente e cinema e dramaturgia televisiva. Coordenou o Curso de Especialização para Formação de Conselheiros e Gestores Municipais de Cultura, realizado em parceira entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Universidade Federal do ABC (UFABC). Coordenou o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal do ABC (NCTS-UFABC) no período de 2011 a 2014, quando desenvolveu e implantou o projeto da Editora da Universidade Federal do ABC (EdUFABC), órgão que que dirigiu até Julho de 2015. Foi membro titular, eleita pelos pares, nos conselhos superiores da Universidade Federal do ABC (ConsUni e ConsEPE).

João Elias Nery, Universidade Anhembi Morumbi

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi-Morumbi, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios Pós-Doutorais na Universidade Metodista de São Paulo (2008) e Universidade de São Paulo (2016). Atua na docência e administração acadêmica na área de Comunicação Social - Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade. Atualmente é docente nos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas da Universidade Anhembi-Morumbi e professor nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Fapcom - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Tem experiência em Gestão Educacional e em processos de Avaliação Institucional e na área de Comunicação, com ênfase em teorias da comunicação e cultura impressa, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia brasileira, ética, Relações Públicas, Novas tecnologias em comunicação, redes de comunicação e comunicação institucional e corporativa. Integra o Grupo de Pesquisa "Livros e Outras Mídias", liderado pela Professora Doutora Sandra

Referências

ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES EM ARTE SEQUENCIAL (ASPAS). Histórico. Blog da ASPAS, Leopoldina, 2020. Disponível em: https://blogdaaspas.blogspot.com/. Acesso em: 20 de fev. 2023.

CAGNIN, Antônio Luiz. Os quadrinhos. São Paulo: Ática, 1975.

CIRNE, M. Uma introdução política aos quadrinhos. Rio de Janeiro: Achiamé, 1982.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GAG. In: DICIO: Dicionário online de Português. Porto: 7Graus, 2009c. Disponível em: https://www.dicio.com.br/gag/. Acesso em: 28 nov. 2021.

GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. Nova Iguaçu: Marsupial Editora, 2015.

GROENSTEEN, Thierry. História em quadrinhos: essa desconhecida arte popular. Paraíba: Marca de Fantasia, 2004.

LUYTEN, Sônia Maria Bibe. O que é história em quadrinhos. São Paulo: Brasiliense, 1987.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.

MOYA, Álvaro de. Shazam!. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977.

NÚCLEO DE PESQUISA EM QUADRINHOS (NUPEQ). Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos: NuPeQ - Campo Grande. Campo Grande, 2012c. Facebook: nupeq123. Disponível em: https://www.facebook.com/nupeq123/. Acesso em: 20 fev. 2023.

OBSERVATÓRIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Observatório de histórias em quadrinhos – USP. Observatório de Histórias em Quadrinhos, São Paulo, 23 abr. 2020. Disponível em: http://observatoriodehistoriasemquadrinhos.blogspot.com/. Acesso em: 20 fev. 2023.

QUADRINHOS NA SARJETA. Quadrinhos na Sarjeta. Florianópolis, 2011c. Youtube: @QuadrinhosNaSarjeta. Disponível em: https://www.youtube.com/@QuadrinhosNaSarjeta. Acesso em: 20 fev. 2023.

QUELLA-GUYOT, Didier. A história em quadrinhos. São Paulo: Unimarco Editora, 1994.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2016.

RICARDOU, Jean. Eléments de textique I: Pour une théorie des textures. Conséquences, Paris, n. 10, p. 5-37, 1988a.

RICARDOU, Jean. Eléments de textique II. Conséquences, Paris, n. 11, p. 5-32, 1988b.

RICARDOU, Jean. Eléments de textique III. Conséquences, Paris, n. 12, p. 5-37, 1989.

RICARDOU, Jean. Eléments de textique IV. Con(treba)n(d)es, Paris, n. 13/14, p. 167-206, 1990.

RITTER, Eduardo. New journalism: o livre amor entre o jornalismo e literatura. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 1, p. 56, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.3459. Acesso em: 16 jun. 2022.

SACCO, Joe. Notas sobre Gaza. São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2010.

SRBEK, Wellington. Um mundo em quadrinhos. Paraíba: Marca de Fantasia, 2014.

VIANA, Nildo. Quadrinhos e crítica social: o universo ficcional de Ferdinando. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

Oliveira, J. G. de, M. G. S. M. da C. Marinho, e J. E. Nery. “A semiótica Das histórias Em Quadrinhos Na reconstrução Da memória Oral: Análise De Elementos espaçotópicos E artrológicos Em Notas Sobre Gaza”. Intexto, nº 55, março de 2023, p. 126126, doi:10.19132/1807-8583.55.126126.

Edição

Seção

Artigos