Entre o diário e o semanário
uma análise do Brasil a partir do diário de Carolina Maria de Jesus e da Revista Manchete
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.127694Palavras-chave:
interdisciplinaridade, interseccionalidade , literatura, imprensa, Carolina Maria de Jesus, Juscelino KubitschekResumo
O objetivo desse artigo é problematizar o período de euforia econômica dos anos Juscelino Kubitschek – e seu Plano de Metas – apresentados nas páginas da revista semanal Manchete e um contraponto a partir dos relatos – de vida difícil e miséria absoluta – contidos no livro Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus. Mostrar os "Brasis", da segunda metade da década de 1950, a partir do olhar dessa mulher preta, pobre e favelada que, como tantas outras, não vislumbrou ou foi contemplada com a política desenvolvimentista dos "cinquenta anos em cinco". Buscamos uma análise interdisciplinar entre história, literatura, política e economia, tendo como base a obra e a ideia da escrita de si. Além disso, utilizaremos a revista Manchete para mostrar a euforia com os anos JK.
Downloads
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.
ARAGÃO, Georgy Pontes Vieira de. Meios de comunicação como construtores de uma imagem pública: Juscelino Kubitschek através das revistas Manchete e O Cruzeiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais) - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais, Rio de Janeiro, 2006.
BRASIL. Presidência da República. Programa de metas do presidente Juscelino Kubitschek. Rio de Janeiro: Serviço de documentação, 1959.
FARIAS, Tom. Carolina: uma biografia. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2018.
FONTES, Paulo. Migração nordestina e experiências operárias: São Miguel Paulista nos anos 50. In: BATALHA, Cláudio; SILVA, Fernando Teixeira; FORTES, Alexandre (org.). Culturas de Classe: identidade e diversidade na formação do operariado. Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2004. p. 365-366.
FARO, Clovis de; SILVA, Salomão Lipcovitch Quadros da. A década de 1950 e o programa de metas. In: GOMES, Angela de Castro Gomes (org.). O Brasil de JK. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Ática, 2016.
MANCHETE. Manchete: revista semanal. Manchete, Rio de Janeiro, v. 0001, abr. 1952. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=004120&pagfis=1. Acesso em: 22 ago. 2022
RODRIGUES, Cristiano. Feminismo negro e interseccionalidade: práxis política e a consolidação de um pensamento sociopolítico para além das margens. In: MARQUES, Danusa et al. (org.). Feminismos em rede. Porto Alegre: Editora Zouk, 2019. p. 93-110.
SANTANA, Rafael Barbosa de Jesus. Uma análise da obra “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus: por Rafael Barbosa de Jesus Santana. Unipampa, Bagé, 21 out. 2018. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/lehl/2018/10/21/uma-analise-sobre-a-obra-quarto-de-despejo-de-carolina-maria-de-jesus-por-rafael-barbosa/. Acesso em: 28 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luiz Antonio Dias, Kátia Silva Simões , Ligia Baruque Diogo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.