Entre o diário e o semanário

uma análise do Brasil a partir do diário de Carolina Maria de Jesus e da Revista Manchete

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.127694

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, interseccionalidade , literatura, imprensa, Carolina Maria de Jesus, Juscelino Kubitschek

Resumo

O objetivo desse artigo é problematizar o período de euforia econômica dos anos Juscelino Kubitschek – e seu Plano de Metas – apresentados nas páginas da revista semanal Manchete e um contraponto a partir dos relatos – de vida difícil e miséria absoluta – contidos no livro Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus. Mostrar os "Brasis", da segunda metade da década de 1950, a partir do olhar dessa mulher preta, pobre e favelada que, como tantas outras, não vislumbrou ou foi contemplada com a política desenvolvimentista dos "cinquenta anos em cinco". Buscamos uma análise interdisciplinar entre história, literatura, política e economia, tendo como base a obra e a ideia da escrita de si. Além disso, utilizaremos a revista Manchete para mostrar a euforia com os anos JK.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Dias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Pós-doutorado pela Universidad Nacional de Córdoba - Derecho, Economía, História (2015) Atua como professor na Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP. Graduação em curso em Direito Universidade Santo Amaro (2020-2024) Professor do Programa de Pós Graduação (Stritco Sensu) em História da PUC-SP. Pesquisa sobre Ditaduras, Democracias, Movimentos Sociais, Cidades e Saúde. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, História do Brasil, mentalidades, política e imprensa.

Kátia Silva Simões , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicóloga (2002), Doutoranda do Programa de História da PUC São Paulo, Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (2022), possui Especialização em Psicologia da Saúde pela PUC Minas (2004). Pesquisadora do CISGES/CNPQ ? Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento, linha 3 Gênero, Mobilidade e Fronteiras: Interdisciplinaridade e Construções Identitárias. Atuou como gestora de políticas públicas e de organizações da sociedade civil. Tem experiência nos campos da segurança pública, educação e assistência social, no terceiro setor e no enfrentamento a vulnerabilidades sociais. Atuando em temas como: prevenção social a violência e a criminalidade, adolescência e juventude, acesso e garantia de direitos.

Ligia Baruque Diogo, Universidade Santo Amaro

Mestre pelo Programa Interdisciplinar da Universidade de Santo Amaro em Ciências Humanas, formada no Programa de Licenciatura em Artes Visuais - Centro Universitário ETEP-. Editora chefe e membro do corpo científico da REVISTA PLURALISTAS, pesquisadora científica do grupo CISGES - linha 3 Gênero, Mobilidade e Fronteiras: Interdisciplinaridade e construções identitárias e linha 2 - Comunicação, Identidade, Narrativas e Consumo. Arte Educadora pelo SENAC São Paulo (2019), especialista em Comunicação Institucional e Empresarial, graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Hoje, pesquisadora interdisciplinar com foco em arte, gênero e comunicação. Atuou como professora no Senac São Paulo. Possui experiência corporativa nas áreas de Comunicação, Design Gráfico, Moda, Vendas, Rádio, Instituições Financeiras, Treinamento e Educação.

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.

ARAGÃO, Georgy Pontes Vieira de. Meios de comunicação como construtores de uma imagem pública: Juscelino Kubitschek através das revistas Manchete e O Cruzeiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais) - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais, Rio de Janeiro, 2006.

BRASIL. Presidência da República. Programa de metas do presidente Juscelino Kubitschek. Rio de Janeiro: Serviço de documentação, 1959.

FARIAS, Tom. Carolina: uma biografia. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2018.

FONTES, Paulo. Migração nordestina e experiências operárias: São Miguel Paulista nos anos 50. In: BATALHA, Cláudio; SILVA, Fernando Teixeira; FORTES, Alexandre (org.). Culturas de Classe: identidade e diversidade na formação do operariado. Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2004. p. 365-366.

FARO, Clovis de; SILVA, Salomão Lipcovitch Quadros da. A década de 1950 e o programa de metas. In: GOMES, Angela de Castro Gomes (org.). O Brasil de JK. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Ática, 2016.

MANCHETE. Manchete: revista semanal. Manchete, Rio de Janeiro, v. 0001, abr. 1952. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=004120&pagfis=1. Acesso em: 22 ago. 2022

RODRIGUES, Cristiano. Feminismo negro e interseccionalidade: práxis política e a consolidação de um pensamento sociopolítico para além das margens. In: MARQUES, Danusa et al. (org.). Feminismos em rede. Porto Alegre: Editora Zouk, 2019. p. 93-110.

SANTANA, Rafael Barbosa de Jesus. Uma análise da obra “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus: por Rafael Barbosa de Jesus Santana. Unipampa, Bagé, 21 out. 2018. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/lehl/2018/10/21/uma-analise-sobre-a-obra-quarto-de-despejo-de-carolina-maria-de-jesus-por-rafael-barbosa/. Acesso em: 28 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-08

Como Citar

Dias, L. A., K. S. . Simões, e L. B. . Diogo. “Entre O diário E O semanário: Uma análise Do Brasil a Partir Do diário De Carolina Maria De Jesus E Da Revista Manchete”. Intexto, nº 55, maio de 2023, p. 127694, doi:10.19132/1807-8583.55.127694.

Edição

Seção

Artigos