Education and the formation of the neoliberal subject

critical analysis of the discourse of the MBA Kids extracurricular school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.56.133242

Keywords:

discourse, neoliberal subject, market, education, enterprising

Abstract

This article critically analyzes the neoliberal discourse that manifests itself in the proposal of the extracurricular school MBA Kids Brazil, from the statements present in its institutional website, and how these contribute to the formation of the neoliberal subject. It seeks to understand, inspired by Critical Discourse Analysis, the text, discursive practice and social practice, which are constituted in the discourses and the social context in which they are inserted. The results point to the transformation of education, formal or non-formal, into a product that acts in the formation of entrepreneurial subjects, based on a pedagogy of competencies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ivone de Lourdes Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Leciona no Mestrado em Comunicação Social "Interações Midiáticas". Pós-doutora pela Université de Toulouse - Paul Sabatier (2013). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993). Graduada em Comunicação Social - habilitação Relações Públicas pela PUC Minas (1978). Diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas (2001-2010). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - ABRAPCORP (2010-2012). Coautora do livro "O que é comunicação estratégica nas organizações?" (2007). Coorganizadora do livro "Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações" (2008); Propostas Conceituais para a Comunicação no Contexto Organizacional (2012); Redes Sociais, Comunicação, Organizações (2012). Discurso, Comunicação, Organização (2013). Líder do grupo de pesquisa "Dialorg - Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais". Integra a Rede Hologramas - Estudos em Comunicação, Organizações e Complexidade. Pesquisadora da área de Comunicação, com ênfase em Comunicação em contextos organizacionais.

Samuel Rubens, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Integrante dos grupos de pesquisa Coragem - Comunicação, Raça e Gênero (UFMG/CNPq) e Dialorg - Comunicação no contexto organizacional: aspectos teóricos-conceituais (CNPq/PUC Minas/UFMG). Pesquisei durante o mestrado os dispositivos interacionais nas interações dos bailes da Cultura Ballroom em Belo Horizonte (MG) com financiamento do CNPq. Desenvolvi a pesquisa de iniciação científica com o título "Corpo Político: interações comunicativas e o processo de produção e disputa de sentidos a partir da mostra da Fundação Clóvis Salgado" com o apoio da PUC Minas, a qual recebeu menção honrosa no 27º Seminário de Iniciação Científica, promovido pela universidade em 2019.

Adrielle Aparecida da Silva Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Dialorg. Graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Comunicação Estratégica pela mesma instituição. Atuação profissional no campo da Comunicação Organizacional, foco em comunicação interna e institucional. Membro do grupo de pesquisa Dialorg - Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (PUC Minas/UFMG/CNPq).

Fabrício Wagner do Nascimento Cavalcante, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrando em Comunicação Social na PUC Minas. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2010) e graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2015).

Marcus Túlio Oliveira Neto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Licenciado em Filosofia pelo CESB (2016), bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Novo Milênio (2019). Membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Coordenador-geral da Pastoral da Comunicação Pascom Brasil, junto à mesma entidade.

Regiane de Freitas Nepomuceno, Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais

Graduada em Comunicação Social pela Unileste e pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing Digital pela Faculdade Única

References

ALVES, A.; KLAUS, V.; LOUREIRO, C. Do sonho à realização: pedagogia empreendedora, empresariamento da educação e racionalidade neoliberal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115. Acesso em: 14 jun. 2023.

AMARAL, M. F. Educação e epistemologias: críticas à pedagogia das competências à luz da pedagogia histórico-crítica. Filosofia e Educação, Campinas, v. 14, n. 1, p. 65-91, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668490. Acesso em: 14 jun. 2023.

BALDISSERA, R. Organizações como complexos de diálogos, subjetividades e significação. In: Kunsch, M. M. K. (org.). A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. v. 3, p. 61-76.

CATINI, C. de R. Para a crítica da educação neoliberal - Entrevista com Christian Laval. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 4, p. 1031-1040, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8658365. Acesso em: 14 jun. 2023.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A fábrica do sujeito neoliberal. In: A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FÁVERO, A. A.; TREVISOL, M. G. Quando a educação se torna um negócio: ideologia neoliberal na educação e a cristalização do novo senso comum pedagógico. Educação Unisinos, São Leopoldo, v.24, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19585. Acesso em: 14 jun. 2023.

MBA KIDS BRASIL. MBA Kids & Teens. São Paulo, [2022].

OLIVEIRA, I. L.; HENRIQUES, M. S.; LIMA, F. P. Um modelo analítico das práticas discursivas no contexto das organizações: proposta metodológica em construção. In: Encontro Anual da Compós, 28., 2019, Porto Alegre. Anais [...] Belo horizonte: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2019.

OLIVEIRA, I. L.; PAULA, C. F. C. Comunicação no contexto das organizações: produtora ou ordenadora de sentidos? In: OLIVEIRA, I. L.; SOARES, A. T. N. (org.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2019.

SAVIANI, D. O Neoprodutivismo e suas variantes: neoescolanovismo, neoconstrutivismo, neotecnicismo. In: SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2019.

Published

2024-01-01

How to Cite

Oliveira, I. de L., S. Rubens, A. A. da S. Ferreira, F. W. do N. Cavalcante, M. T. Oliveira Neto, and R. de F. Nepomuceno. “Education and the Formation of the Neoliberal Subject: Critical Analysis of the Discourse of the MBA Kids Extracurricular School”. Intexto, no. 56, Jan. 2024, doi:10.19132/1807-8583.56.133242.

Issue

Section

Articles