Estratégias de trabalho docente no ensino de criação publicitária: a atividade de orientação como situação de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201636.163-182Palavras-chave:
Ensino. Criação publicitária. Processo de orientação. Formação publicitária. Trabalho docente.Resumo
Em uma investigação apoiada pelo MCTI/CNPq, realizada em parceria interinstitucional entre a UFPE, a UFSM e a UFPR, buscamos examinar as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes que atuam em disciplinas cuja finalidade é o ensino de criação publicitária. Atenção especial recai ao processo de orientação - estratégia de ensino em que o professor acompanha os estudantes de forma sistemática e colabora na superação de dificuldades. Observamos, a partir do trabalho de campo ancorado em gravações de aulas em áudio e vídeo, que o professor publicitário necessita de contínua formação para converter a atividade de orientação em um instante estratégico de troca de conhecimento, interação e produção de sentido, a fim de favorecer a mediação e a formação de um ambiente adequado para aprendizagem em que o estudante queira se lançar nos desafios do querer aprender criatividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.