Protagonismo docente em contexto de ensino remoto
um recorte teórico à luz do viés enunciativo-discursivo da perspectiva bakhtiniana
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.130886Palavras-chave:
protagonismo docente, ensino remoto, perspectiva bakhtiniana, ato responsávelResumo
O presente artigo oferece um recorte teórico, fruto das reflexões de uma pesquisa de mestrado em andamento intitulada “Protagonismo docente como ato responsável: uma análise dialógica dos discursos de professores de linguagens em contexto de ensino remoto. ” Nosso objetivo é discorrer sobre as bases teóricas escolhidas para o desenvolvimento da pesquisa no que se refere aos aspectos do protagonismo docente em contexto de ensino remoto e aos pressupostos da teoria bakhtiniana. Pretendemos, com este estudo, abrir um leque de possibilidades de análise sobre o tema e estimular reflexões em âmbito acadêmico. Portanto, reafirmamos nosso pensamento, ressaltando que, na prática ser/fazer docente, isto é, na concretização do ato docente, o professor é capaz de se perceber como protagonista e, através dos seus atos, refletir seu agir e a sua formação profissional, em prol de seus objetivos nas relações dialógicas estabelecidas entre o EU o OUTRO no contexto de ensino.
Downloads
Referências
ALVES, Glaucia Peçanha. Plataforma Google Classroom em tempos de pandemia: o protagonismo docente para uma melhor performance de seus discentes. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: UFSCar, 2020.
AMORIM, Marília. Para uma filosofia do ato: “válido e inserido no contexto”. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009. p. 17-43.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. 3. ed. São Carlos: Pedro & João, 2017.
BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - covid-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 158, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020.
GERALDI, João Wanderley. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 11-28.
GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. LOGEION: Filosofia da informação. Rio de janeiro, v. 5, n. 2, p. 10-21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v5n2.p10-21. Acesso em: 20 fev. 2023.
KENSKI, Vani Moreira. Redes, comunidades e educação. In: SALES, Mary Valda Souza (org.) Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 17-28.
KRAMER, Sonia. A educação como resposta responsável: apontamentos sobre o outro como prioridade. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 29-46.
LIBÂNEO, José Carlos. Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez. 2012. Cap. 1.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2019.
PAULA, Luciane de. Círculo de Bakhtin: uma análise dialógica de discurso. Revista de Estudos de Linguagem. Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 239-258, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.21.1.239-258. Acesso em: 20 fev. 2023.
PESCE, Marly Krüger de; ULBRICH, Raquel Terezinha. O ensino remoto e as tecnologias digitais na perspectiva do professor do ensino médio. REVASF - Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 12, n. 27, p. 155-174, 2022.
PERROTTI, Edmir. Sobre informação e protagonismo cultural. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (org.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 11-26.
PONZIO, Augusto. A concepção bakhtiniana do ato como dar um passo. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do Ato Responsável. 3. ed. São Carlos: Pedro & João, 2017.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SANTOS, Eliete Correia dos. Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do Projeto SESA. 2013. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
SOBRAL, Adail. A filosofia primeira de Bakhtin: roteiro de leitura comentado. Campinas: Mercado das Letras, 2019.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Edições 34, 2018.
XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva: leituras do jornalismo político no ensino médio. 2018. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Josenilda Santos Luiz, Eliete Correia dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.