Protagonismo docente em contexto de ensino remoto

um recorte teórico à luz do viés enunciativo-discursivo da perspectiva bakhtiniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.130886

Palavras-chave:

protagonismo docente, ensino remoto, perspectiva bakhtiniana, ato responsável

Resumo

O presente artigo oferece um recorte teórico, fruto das reflexões de uma pesquisa de mestrado em andamento intitulada “Protagonismo docente como ato responsável: uma análise dialógica dos discursos de professores de linguagens em contexto de ensino remoto. ” Nosso objetivo é discorrer sobre as bases teóricas escolhidas para o desenvolvimento da pesquisa no que se refere aos aspectos do protagonismo docente em contexto de ensino remoto e aos pressupostos da teoria bakhtiniana. Pretendemos, com este estudo, abrir um leque de possibilidades de análise sobre o tema e estimular reflexões em âmbito acadêmico. Portanto, reafirmamos nosso pensamento, ressaltando que, na prática ser/fazer docente, isto é, na concretização do ato docente, o professor é capaz de se perceber como protagonista e, através dos seus atos, refletir seu agir e a sua formação profissional, em prol de seus objetivos nas relações dialógicas estabelecidas entre o EU o OUTRO no contexto de ensino.

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Luiz, J. S., e E. C. dos Santos. “Protagonismo Docente Em Contexto De Ensino Remoto: Um Recorte teórico à Luz Do viés Enunciativo-Discursivo Da Perspectiva Bakhtiniana”. Intexto, nº 55, agosto de 2023, doi:10.19132/1807-8583.55.130886.

Edição

Seção

Artigos