Entre pessoas e processos: observações sobre uma agência de publicidade digital
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.105670Palavras-chave:
Agência digital, Dispositivos, Interação, Mediação, MidiatizaçãoResumo
O trabalho das agências de publicidade tem se transformado nos últimos anos, do modelo de negócio aos fluxos e procedimentos. Observei algumas dessas alterações em uma pesquisa de cunho etnográfico em três modelos de agências brasileiras: tradicional, digital e colaborativa. Especificamente neste texto, apresento um recorte da pesquisa na agência digital e as principais análises realizadas a partir de um quadro teórico que abarca os conceitos de dispositivo, mediações e midiatização. Durante a pesquisa, foi possível observar a interação em funcionamento, o saber técnico alinhado à mídia, e processos de criação valorizados pela capacidade de dar vida às ideias. Há uma reação das agências para ampliar a prestação de serviços de comunicação por meio da tecnologia, o que requer aproximar sistemas informacionais e inovações técnicas da criação de campanhas. Na agência digital pesquisada, o movimento por interação está na origem, intensificado pelo domínio mais técnico da programação e do comportamento do consumidor, em um mundo cada vez mais dataficado.
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