Desenvolvimento de Metodologia para o Cálculo do Custo-Aluno da Educação Profissional e Tecnológica no Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná

Autores/as

Palabras clave:

Custo-aluno. Metodologia. Políticas Educacionais. Educação Profissional e Tecnológica. Eixo Tecnológico.

Resumen

Este trabalho objetiva desenvolver uma metodologia de cálculo do custo-aluno-anual da educação profissional e tecnológica no campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná no ano de 2017, considerando os dados da folha de pagamento, da execução orçamentária anual, do quantitativo de estudantes por curso e da carga horária dos docentes. Trata-se de metodologia quantitativa e exploratória com fontes de dados primário, secundário, bibliográfica e documental, sendo elaborado um banco contendo 27.626 dados. Os resultados mostram que a forma de oferta com o maior custo-aluno foi a dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e, a menor, a do curso de pós-graduação Latu Sensu; o nível de ensino com o maior valor foi o dos cursos técnicos e, o menor, o dos cursos de pós-graduação; o Eixo Tecnológico com o maior valor foi a Produção Industrial e, o menor, o Turismo, Hospitalidade e Lazer.

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Biografía del autor/a

Evandro Cherubini Rolin, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba/PR

Evandro Cherubini Rolin é professor de Dedicação Exclusiva da carreira EBTT do Instituto Federal do Paraná (IFPR), lotado no campus Curitiba. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UDESC, especialização em Telecomunicações pela UFPR, especialização em Docência no Ensino Superior pelo UNICESUMAR, complementação pedagógica para docentes não licenciados pela Faculdade Avantis/SC, especialização em Políticas Educacionais pela UFPR e mestrado em Engenharia Elétrica pela UFPR.

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Publicado

2021-09-01

Cómo citar

Rolin, E. C. (2021). Desenvolvimento de Metodologia para o Cálculo do Custo-Aluno da Educação Profissional e Tecnológica no Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 11. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/106054

Número

Sección

Artículos