Os recursos federais para o financiamento da educação básica
Keywords:
Política Educacional, Financiamento da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da EducaçãoAbstract
O artigo analisa a gestão dos recursos federais destinados à educação básica ofertada por estados e municípios, apresentando os principais programas, os critérios de distribuição dos recursos e os valores envolvidos, especialmente aqueles coordenados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A investigação teve como fontes os dados de execução orçamentária da despesa sistematizados pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), disponibilizados em sites oficiais e em planilhas emitidas pelos técnicos do FNDE; a legislação nacional e as produções bibliográficas que tratam do tema, especialmente as produções de Castro (1997), Parente (2006) e Cruz (2009). A pesquisa elucidou que a participação da União na oferta da educação básica é ínfima, cabendo ao governo federal desenvolver ações suplementares que contribuam para a universalização da escolaridade obrigatória, sob a responsabilidade de estados e municípios, o que ocorre mediante programas geridos pelo FNDE. Esta autarquia adota uma política de assistência financeira baseada em três modalidades de repasses aos estados e municípios: a direta, a automática e a decorrente de convênio, sendo que o principal Programa, o Brasil Escolarizado, que concentra 80% da totalidade dos recursos do FNDE, tem a maior parte de suas ações com caráter de assistência financeira direta ou automática, em geral com atendimento universalizante, com base no número de matrículas. Foi possível concluir que a União utiliza algumas estratégias para exercer sua função supletiva e redistributiva em relação a estados e municípios, com vistas à equalização das oportunidades educacionais na oferta da educação básica em diferentes regiões do país, sendo que as ações do FNDE são centrais para analisar a efetividade da referida função.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (for example in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work. See: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html