Identificação de oportunidades melhorias em habitações sociais existentes na primeira etapa de um Living Lab durante a pandemia da Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Living Labs, Habitação Social, Práticas Reflexivas

Resumo

Habitações Sociais (HS), em geral, não atendem às necessidades dos usuários e aos requisitos de conforto, gerando insatisfação e necessidade de reformas e melhorias. Intervenções nesse tipo de empreendimento requerem colaboração entre diversas partes interessadas, os quais possuem diferentes perspectivas e objetivos. Esse tipo de iniciativa deve buscar uma visão compartilhada entre as partes no desenvolvimento de soluções e na tomada de decisão. Nesta pesquisa, a abordagem dos Living Labs (LLs) foi adotada como estratégia para desenvolver melhorias em habitações existentes de forma integrada e colaborativa. Este artigo apresenta os resultados de um estudo que objetivou identificar oportunidades de melhorias em habitações sociais com o envolvimento direto dos usuários, pesquisadores e agentes públicos, durante a pandemia da Covid-19. Os resultados demonstram que a entrevista reflexiva, com o apoio de atividades complementares, foi uma ferramenta adequada não só para a identificação de oportunidades de melhoras, como para a criação de vínculo e confiança entre os participantes na primeira fase de implementação do LL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15.11.2022

Como Citar

BRIDI, M. E. .; PRADO , C. N. de A. .; GRANJA, A. D. .; SZYMANSKI, L.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. . Identificação de oportunidades melhorias em habitações sociais existentes na primeira etapa de um Living Lab durante a pandemia da Covid-19. Ambiente Construído, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 93–111, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/125445. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <