Proposta de um método para avaliação da percepção de valor de técnicos e de usuários em Habitação de Interesse Social

Autores

  • Deyvid Aléx de Bitencourt Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Luciana Inês Gomes Miron Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Método de Avaliação, Percepção de Valor, Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social (EHIS)

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um método proposto para avaliação da percepção de valor esperado pelos técnicos de instituições públicas e recebido pelos usuários de empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS) brasileiros. O processo de construção do método envolveu a estruturação de um questionário, planejamento amostral, coleta e análise de dados. O método foi implementado e aprimorado durante três estudos, nos quais foram avaliados EHIS do Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC) em Porto Alegre, RS. A principal contribuição da pesquisa é referente à proposta do Método de Avaliação, o qual é operacionalizado a partir de três fases. A primeira fase tem como objetivo a identificação dos níveis que compõem o mapeamento hierárquico de valor esperado e a customização do instrumento de coleta de dados. A segunda fase tem como objetivo a construção de um protocolo de coleta, análise e processamento de dados. A terceira fase tem como objetivo a análise combinada dos dados da pesquisa e a comparação entre o valor esperado pelos técnicos e o recebido pelos usuários por meio do mapeamento hierárquico de valor e da disseminação dos resultados para melhoria de futuros empreendimentos. Entre os principais resultados desta pesquisa estão a identificação de benefícios percebidos pelos usuários e não esperados pelos técnicos e a explicitação dos níveis mais abstratos presentes na percepção dos usuários, os quais traduzem o objetivo utilizado em programas habitacionais brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyvid Aléx de Bitencourt Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação com distinção acadêmica em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (2012) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com período de missão científica na School of the Built Environment pela University of Salford (2013). Atualmente, é coordenador do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Porto Alegre pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional - METROPLAN, doutorando em Planejamento Urbano e Regional e Professor Substituto, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No campo da docência, atua como professor nas disciplinas de Introdução à Projeto II; Expressão Gráfica I; Planejamento Urbano; Gestão e Economia da Construção. No campo da pesquisa, tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento urbano, análise e avaliação espacial, percepção ambiental e projeto da habitação social. Como Arquiteto e Urbanista tem experiência no desenvolvimento, compatibilização, aprovação e licenciamento de projetos imobiliários.

Luciana Inês Gomes Miron, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Programa de Pós Graduação Em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Pós-Doutorado (2014-2015) pela University of Huddersfield/UK sob orientação de Lauri Koskela. Professor visitante - Universidad de la Republica Uruguay e Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Programa de Pós-Gradução em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Estudos da Habitação, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação de interesse social, projetos urbanos, gerenciamento dos requisitos do cliente e gestão do ambiente construído.

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

MONTEIRO, D. A. de B.; MIRON, L. I. G. Proposta de um método para avaliação da percepção de valor de técnicos e de usuários em Habitação de Interesse Social. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 153–171, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/73531. Acesso em: 5 maio. 2025.

Edição

Seção

Gestão e Economia da Construção e Tecnologia de Informação e Comunicação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.