Relação entre habilidades espaciais e desempenho no ensino médio

Autores

  • Diego Vinícius Silva Universidade São Francisco
  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly Universidade São Francisco, Itatiba, SP, Brasil
  • Gerardo Prieto Universidad de Salamanca, Salamanca, Espanha

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.20371

Palavras-chave:

avaliação psicológica, visualização espacial, raciocínio espacial, desempenho escolar.

Resumo

A visualização espacial é definida como a capacidade para gerar uma imagem mental, avaliar as transformações e armazenar as modificações produzidas. Pesquisas revelam que a visualização espacial, enquanto fator da habilidade espacial está diretamente relacionada com o bom desempenho escolar, principalmente, em Matemática, Física e Geografia, as quais exigem raciocínio para solucionar problemas. Assim, o objetivo do presente estudo foi identificar as correlações entre o desempenho de estudantes nas disciplinas de matemática, física e geografia com as habilidades de visualização e raciocínio espacial, avaliadas por meio de dois testes psicológicos. Participaram 116 estudantes do Ensino Médio, sendo 58,62% do gênero feminino com as idades variaram entre 14 e 18 anos (M=16,09; DP=0,98). Constatou-se correlação positiva estatisticamente significativa entre a visualização espacial e as disciplinas de matemática e geografia, entre a habilidade de visualização espacial e raciocínio espacial, e entre raciocínio espacial e matemática, física e geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Vinícius Silva, Universidade São Francisco

Psicólogo, Doutorando em Avaliação Psicológica. Integrante do Núcleo de Avaliação Psicológica Informatizada

Downloads

Publicado

2012-02-10

Como Citar

Silva, D. V., Joly, M. C. R. A., & Prieto, G. (2012). Relação entre habilidades espaciais e desempenho no ensino médio. Revista Polis E Psique, 1(1), 61. https://doi.org/10.22456/2238-152X.20371

Edição

Seção

Artigos