A Promoção de Habilidades Socioemocionais de Crianças em uma Comunidade: Um Relato de Experiência Desenvolvido em um Grupo de Reforço Escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.138283Resumen
As habilidades socioemocionais são um conjunto de recursos psicossociais que têm a intenção de majorar o bom convívio em grupos, aumentar a capacidade de entender, discriminar e expressar emoções. A segunda e terceira infâncias são os períodos sensíveis para a máxima aprendizagem de habilidades socioemocionais. Este relato de experiência se propõe a apresentar um conjunto de sete ações em grupo para promoção de habilidades socioemocionais com crianças de uma comunidade da zona sul de Teresina, que foi desenvolvido pela equipe de psicólogos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí, vinculado à UBS do Território. Os grupos, desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2022, tinham um público de vinte e nove crianças na faixa etária de cinco a doze anos de um reforço escolar comunitário. Compreendeu-se que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais gera ganhos valiosos no desenvolvimento psicossocial do público infantil.
Descargas
Citas
Abed, A. L. Z. (2016). O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção Psicopedagógica, volume (24), 8 – 27. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-6954201600010 0002&lng=pt&nrm=iso.
Antão, S. D. (2020). Proposta de intervenção psicossocial para crianças em vulnerabilidade social focada em habilidades socioemocionais. (Dissertação de Mestrado em Psicologia). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Recuperado de https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5832.
Antão, S. D. & Peixoto, A. C. de A. (2021). Intervenções direcionadas para crianças em vulnerabilidade social: uma Revisão Integrativa da Literatura. Revista Multidisciplinar de Humanidades, volume (12), 41 – 49. Recuperado de https://www.sumarios.org/artigo/interven%C3%A7%C3%B5es-direcionadas-para crian%C3%A7as-em-vulnerabilidade-social-uma-revis%C3%A3o-integrativa-da.
Allers, R., (Produtor) Minkoff, R., (Produtor) & Hahn, D. (Diretor) (1994). O Rei Leão [Título Original: The Lion King]. Burbank: Walt Disney Studios.
Cecconello, A. M. & Koller, S. H. (2000). Competência social e empatia: um estudo sobre resiliência com crianças em situação de pobreza. Estudos de Psicologia, volume (5), 71 – 93. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-294X2000000100005.
Del Prette, Z. & Del Prette, A. (1999). Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia e Educação. Petrópolis: Vozes
Del Prette, Z. & Del Prette, A. (2013). Psicologia das Habilidades Sociais na Infância: Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes.
Docter, P. (Produtor), Rivera, J. (Diretor). (2015). Divertida Mente [Título Original: Inside out]. Emerville: Pixar Animation Studios.
Ferraz, R.B., Tavares, H. & Zilberman, M.L. (2007). Felicidade: uma revisão. Archives of Clinical Psychiatry, volume (34), 234 – 242. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000500005.
Klein, E., & Faccin, Y. (2021). Psicologia do Medo: Por que sentimos medo, e como ele é explorado pelos filmes de terror? Revista Arco, 12ª Ed. Recuperado de https://ufsm.br/r-601-6284.
Ministério da Educação. (2017). LDB: Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Brasília. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.
Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc.
Ministério da Saúde. (2013). Norma Operacional Nº 001/2013 CONEP/CNS — Aprova as normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília. Recuperado de http://conselho.saude.gov.br/normativas-conep?view=default.
Ministério da Saúde. (2012). Norma Operacional N° 466/12 CONEP/CNS - Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html.
Ministério da Saúde. (2016). Norma Operacional N° 510/2016 - Normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Brasília. Recuperado de http://conselho.saude.gov.br/normativas-conep?view=default.
Lima, M. P., & Oliveira, A. L. (2015). Intervenção em grupo com pessoas de idade avançada: A importância da relação. Revista E-Psi, 5(1), 23-39. Recuperado de https://revistaepsi.com/artigo/2015-ano5-volume1-artigo2/.
Machado, T. M. G., Carvalho, P. I. N., Brandão, S. A. S. M. & Vilarinho, M. L. C. M. (2015). A roda de conversa como ferramenta de planejamento de ações: relato de experiência. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, volume (6), 751 – 761. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2707.
Moura, A. F. & Lima, G. L. (2014). A Reinvenção da Roda. Roda de Conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, volume (23), 95 – 103. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338.
Ortolan, M. L. M., Lima, A.L. de, Maireno, D. O. & Sei, M. B. Grupos de dinâmica infantil e os efeitos terapêuticos do brincar. Revista SPAGESP, volume (), - . Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677.
Mussi, R. F. de F., Flores, F. F. & Almeida, C. B. de. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, volume (17), 60 – 77. doi: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010.
Papalia, D. E. & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre, Artmed, 12ª ed.
Piaget, J. (1994). O juízo moral na criança. 2ª ed. São Paulo:Summus.
Piaget, J. (1996). O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara.
Senna, I. A. (2015). Habilidades Socioemocionais para crises. Recuperado de https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html.
Rodrigues, P., Kostulski, C. A. & Arpini, D. M. (2021). A construção de novas práticas na psicologia na atenção básica: a experiência de residentes psicólogos. Physis: Revista de Saúde Coletiva, volume (31), 21 – 34. Recuperado de HTTPS://doi.org/10.1590/S0103-73312021310215.
World Health Organization. (2014). Mental health: a state of well-being. Recuperado de http://www.who.int/features/factfiles/mental_health/en/.
Weissberg, R. P., Durlak, J. A., Domitrovich, C. E. & Gullotta, T. P. (2015). Social and emotional learning: Past, present, and future. In J. A. Durlak, C. E. Domitrovich, R. P. Weissberg, & T. P. Gullotta (Eds.), Handbook of social and emotional learning: Research and practice (pp. 3-19). New York: Guilford. Recuperado de: https://psycnet.apa.org/record/2015-24776-001.
Whight, J. H., Basco, M. R., & Thase M. E. (2008). Aprendendo a Teoria Cognitivo Comportamental. Tradução de Mônica Giglio Armando. Porto Alegre, ArtMed.
Schweinhart, L. J. & Weikart, D. P. (1998). High/Scope Perry Preschool Program effects at age twenty-seven. In J. Crane (Ed.), Social programs that work (pp. 148–162). Russell Sage Foundation. Recuperado de http://psycnet.apa.org/record/2001-05118-005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
IMPORTANTE: a carta de declaração de direitos deverá ser submetida como documento suplementar.