A medida socioeducativa de internação sob uma lente foucaultiana
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.46017Palavras-chave:
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), medidas socioeducativas, representações sociais, relações de poderResumo
A partir de uma revisão bibliográfica, procura-se analisar as práticas das medidas socioeducativas pelos parâmetros do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tendo como suporte teórico as ideias foucaultianas. Nota-se que nestas instituições há um processo de negação da singularidade do jovem e de sua dinâmica familiar, que tem levado à cristalização de identificações estereotipadas pelo adolescente. Além disso, é discutido como as relações de poder no cenário jurídico reproduzem uma lógica punitiva e coercitiva no tratamento do jovem. De modo geral, a pesquisa possibilitou localizar diversas violações de direitos, na medida em que se evidenciam contradições acentuadas entre a lei e a prática e a utilização de verdades engessadas como forma de dominação.
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