Contribuições psicanalíticas ao tema da responsabilização de adolescentes nas políticas socioeducativas

Autores

  • Stéphanie Strzykalski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda da Silva Von Porster Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dieine Mércia de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rose Gurski Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-7392-1463
  • Cláudia Maria Perrone Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-3840-4575

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.104137

Palavras-chave:

socioeducação, psicanálise, responsabilização, reincidência infracional

Resumo

Desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assistimos a avanços significativos no campo das políticas voltadas para a população infantojuvenil. Dentre esses, destacamos as medidas socioeducativas, intervenção que veio romper com práticas higienistas e repressoras legitimadas por legislações anteriores. De todo modo, apesar do vanguardismo de suas propostas, a socioeducação, mesmo através das medidas socioeducativas, segue apresentando altos índices de reincidência infracional. Tal retrato nos faz questionar: o que leva tantos desses jovens a retornarem ao chamado “mundo do crime” mesmo após o cumprimento de uma medida? A fim de compreender melhor a responsabilização juvenil, problematizamos, a partir da psicanálise, três de suas dimensões: a jurídica, a subjetiva e a social.

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Biografia do Autor

Stéphanie Strzykalski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura. Pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS).

Fernanda da Silva Von Porster, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Mestranda em Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS).

Dieine Mércia de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Mestranda em Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS).

Rose Gurski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Coordenadora do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS). Coordenadora do GT Psicanálise e Educação ANPEPP.

Cláudia Maria Perrone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS).

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

Strzykalski, S., Von Porster, F. da S., de Oliveira, D. M., Gurski, R., & Perrone, C. M. (2022). Contribuições psicanalíticas ao tema da responsabilização de adolescentes nas políticas socioeducativas. Revista Polis E Psique, 12(2), 108–129. https://doi.org/10.22456/2238-152X.104137

Edição

Seção

Artigos