A formação de futuros professores no Programa Escola Integrada (PEI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.106567

Palavras-chave:

Educação Integrada, Pesquisa-Intervenção, Formação Docente.

Resumo

O presente artigo trata dos resultados parciais da pesquisa “Educação Básica e Família: reproduções e invenções no Programa Escola Integrada (PEI) de Belo Horizonte” que objetiva investigar as relações estabelecidas entre estudantes, professores, escolas e família. O PEI é um programa de formação docente implantado e mantido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com base na ampliação da jornada escolar, do qual fazem parte estudantes universitários de diferentes licenciaturas. A metodologia utilizada para abranger a complexidade dessas relações é a pesquisa-intervenção e as ideias de Deleuze e Guattari seu marco teórico. A partir do grupo de estudos feitos em conjunto com os estudantes e os professores supervisores do programa e de entrevistas, analisamos o processo de formação docente, mapeando as linhas duras, flexíveis e de fuga do rizoma PEI. Concluímos que a formação docente é uma experimentação na qual a invenção é necessária resistir à precarização da educação.

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Biografia do Autor

Roberta Carvalho Romagnoli, PUC-Minas

Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e na Faculdade de Psicologia da PUC Minas.

Camila Montandon Dumont Lopes, PUC Minas

Graduanda em Psicologia pela PUC Minas.

Faedra Vilaça Ramos, PUC Minas

Graduanda em Psicologia pela PUC Minas.

Victória de Paula Roteia Oliveira, PUC Minas

Graduanda em Psicologia pela PUC Minas.

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Publicado

2021-11-17

Como Citar

Romagnoli, R. C., Lopes, C. M. D., Ramos, F. V., & Oliveira, V. de P. R. (2021). A formação de futuros professores no Programa Escola Integrada (PEI). Revista Polis E Psique, 11(3), 207–229. https://doi.org/10.22456/2238-152X.106567

Edição

Seção

Artigos