INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA SISTEMÁTICA SOBRE A BIODANZA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.111547Palavras-chave:
Revisão. Dança. Desempenho físico-funcional. Promoção da saúde.Resumo
A pesquisa tem como objetivo relatar a primeira revisão narrativa dos efeitos da Biodanza na saúde e no bem-estar. A revisão explora manuscritos em quatro idiomas (italiano, espanhol, português e inglês) e incluiu mais de 200 documentos. O protocolo foi avaliado de acordo com as mais recentes diretrizes SANRA e estatísticas Kappa. A pesquisa mostra que a maioria dos estudos teve abordagem descritiva (29,2%), seguida de ensaios de controle robusto (26,8%). Enquanto o restante incluía revisões narrativas e sistemáticas (19,5%), estudos-piloto (14,6%), etnográficos (7,3%) e diagnósticos (2,4%). A equipe de pesquisa concluiu que a Biodanza é uma intervenção inovadora para melhorar os resultados clínicos e sociopedagógicos em diferentes coortes (incluindo jardins de infância e com pacientes com doença senil crônica) e deve ser promovida para ensaios adicionais junto ou em comparação com intervenções alternativas (como Bodytasking).
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