ATLETISMO E ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: VISÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPANTES DE UM CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.75789

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento. Atletismo. Educação a Distância. Grupos étnicos.

Resumo

Averiguar a visão de participantes de um curso de extensão a distância sobre a adequação do Atletismo para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira é o objetivo deste artigo. Para a obtenção destas informações optou-se pela realização de uma pesquisa do tipo qualitativa e online. Foram considerados os registros disponibilizados pela Plataforma Moodle, obtidos por meio de um questionário aberto e das livres manifestações nos diversos fóruns disponibilizados. Para o tratamento destes dados utilizou-se a técnica de Análise do Conteúdo. Foram identificadas as seguintes subcategorias: a) adequada ao tratamento da temática; reprodutora da diversidade étnica brasileira; b) espaço de afirmação da cultura negra; c) possibilidade não exclusiva de tratamento e d) enfoque inovador e conteúdo aplicável às aulas de Educação Física. Verificou-se, então, que, na opinião dos participantes, o Atletismo apresenta grande potencialidade para o tratamento da História e Cultura Afro-Brasileira em aulas de Educação Física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Vinícius Mota e Silva, Universidade Federal do Ceará. Instituto de Educação Física e Esportes. Fortaleza, CE.

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp - Rio Claro. Professor assistente do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará.

Sara Quenzer Matthiesen, Departamento de Educação Física - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Rio Claro

Docente do Depto de Educação Física da Unesp-Rio Claro, coordenadora do GEPPA (Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa em atletismo).

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

MOTA E SILVA, Eduardo Vinícius; QUENZER MATTHIESEN, Sara. ATLETISMO E ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: VISÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPANTES DE UM CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 119–132, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.75789. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/75789. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

<< < 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.