O CORPO A PARTIR DO MOVIMENTO NUDISTA: RIO DE JANEIRO NA DÉCADA DE 1950
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.65075Palavras-chave:
História. Corpo humano. Nudismo. Brasil.Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar representações sobre o corpo, produzidas a partir do movimento nudista. Isso será feito abordando as disputas sobre as fotografias publicadas em revistas nudistas durante a década de 1950 no Rio de Janeiro. Ao lado das próprias revistas, jornais, documentos judiciais e livros serão utilizados como fontes primárias, abordadas por meio do conceito de representação (CHARTIER, 2002). Observou-se que as publicações nudistas e a expansão das práticas do movimento produziram representações que evidenciam tensões sobre a relevância do corpo e da exposição corporal na sociedade carioca do período em questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
