MÍDIA GLOBAL EM FOCO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE LIVROS DE CANDIDATURAS OLÍMPICAS

Autores

  • Doiara Silva dos Santos University of Western Ontario
  • Ana Gabriela Alves Medeiros Universidade do Estado da Bahia Centro Universitário Claretiano

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.49419

Palavras-chave:

Jogos Olímpicos. Comunicação. Esportes.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar e discutir as construções discursivas que envolvem as operações midiáticas em três livros de candidatura oficiais: Londres 2012, Rio 2016 e Madrid 2020. A análise do discurso foi conduzida baseada em uma compreensão de discurso que é atenta ao papel que desempenham as autoridades esportivas (aquelas responsáveis pela elaboração dos livros de candidatura); o público-alvo destes livros (membros executivos do Comitê Olímpico Internacional); e as circunstâncias em que o texto é produzido, circulado e comunicado (a candidatura de uma cidade a sediar os Jogos Olímpicos). Em geral, os discursos analisados refletem uma tendência para a homogeneidade no complexo global da mídia esportiva reproduzem as complexas relações de reciprocidade entre a mídia  e as organizações esportivas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doiara Silva dos Santos, University of Western Ontario

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Ilhéus-BA (2007.2).Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2011.1). Doutoranda em Educação Física, Western University, Canadá (2012-2015). Atualmente é professora Assistente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares.


Ana Gabriela Alves Medeiros, Universidade do Estado da Bahia Centro Universitário Claretiano

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tutora presencial do Centro Universitário Claretiano no curso de Licenciatura em Educação Física - polo: Vitória da Conquista. Professora Auxiliar do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia.


Publicado

2015-02-05

Como Citar

SANTOS, D. S. dos; MEDEIROS, A. G. A. MÍDIA GLOBAL EM FOCO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE LIVROS DE CANDIDATURAS OLÍMPICAS. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 333–348, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.49419. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/49419. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais