ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS JORNAIS EL PAÍS E FOLHA DE SÃO PAULO NA FINAL DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Autores

  • Gustavo Roese Sanfelice FEEVALE, RS Brasil
  • Joaquin Marin Montin Universidad de Sevilla
  • Lafaiete Luiz de Oliveira Junior Feevale, RS Brasil
  • Alessandra Fernandes Feltes FEEVALE
  • Norberto Kuhn Junior Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.47515

Palavras-chave:

mídia. Futebol. Copa das Confederações

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar a produção de sentido estabelecida pelos jornais Folha de São Paulo/Brasil e El País/Espanha sobre a cobertura da final Copa das Confederações/Brasil/2013. Foram analisados os jornais Folha de São Paulo e El País de 27 de junho a 02 de julho de 2013. A partir das unidades de significados. chegamos às seguintes categorias: Esporte resultado; Esporte economia; Esporte infraestrutura; Questões políticas e sociais e Publicidade. Concluímos que as manifestações populares se ofertaram como um acontecimento midiático na cobertura dos jornais analisados, possibilitando um protagonismo juntamente com o esporte/resultado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Roese Sanfelice, FEEVALE, RS Brasil

possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2007) . Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003. Estuda diferentes mídias desde 1998. É editor chefe da Revista Conhecimento Online. Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão/FEEVALE. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Feevale. Avaliador Ad Hoc da Revista Brasileira de Ciências do Esporte e da Fundação de Amparo a Pesquisa de Pernambuco.

Joaquin Marin Montin, Universidad de Sevilla

(Sevilla, 1971) Doctor y licenciado en Comunicación Audiovisual por la Universidad de Sevilla. Ha completado su formación en la Universidad Federal de Santa Maria (Brasil) y la Universidad de Aarhus (Dinamarca). Se ha especializado en las relaciones entre la comunicación y el deporte, siendo miembro del grupo Media and Sport perteneciente a la International Association for Media and Communication Research. Así mismo ha colaborado con el Centre d’Estudis Olímpics de la Universitat Autónoma de Barcelona. Ha publicado como coordinador las obras Comunicación y Deporte. Nuevas perspectivas de análisis (2005) así como Imagen, comunicación y deporte. Una aproximación teórica (2009). Ha participado en diversos capítulos de libros así como artículos para distintas revistas científicas como Ámbitos, Comunicar ó Comunicación y Pedagogía. Ha sido invitado como ponente a diferentes congresos y eventos académicos celebrados en Madrid, Barcelona, Coímbra, Estocolmo ó México DF.  A nivel profesional ha trabajado para el Consejo Audiovisual de Andalucía donde ha realizado estudios sobre programación cinematográfica en televisión y contenidos informativos de radio. En la actualidad es vicedecano de infraestructuras y profesor de la Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla, donde imparte materias del área de Comunicación Audiovisual así como de Máster oficial y Doctorado.

Lafaiete Luiz de Oliveira Junior, Feevale, RS Brasil

Aluno de Educação Física, bolsista FAPERGS

Alessandra Fernandes Feltes, FEEVALE

Aluna Feevale.

Norberto Kuhn Junior, Feevale

possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é professor da Universidade Feevale, atuando, desde 1999, em diversos cursos de Graduação, nas disciplinas de Sociologia, Pensamento Contemporâneo e Metodologia Científica; desde 2010 é professor-pesquisador do Mestrado Profissional de Inclusão Social e Acessibilidade, ministrando as disciplinas de Políticas Públicas e Cidadania e Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento.

Publicado

2015-01-16

Como Citar

ROESE SANFELICE, G.; MARIN MONTIN, J.; OLIVEIRA JUNIOR, L. L. de; FELTES, A. F.; KUHN JUNIOR, N. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS JORNAIS EL PAÍS E FOLHA DE SÃO PAULO NA FINAL DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Movimento, [S. l.], v. 20, n. esp, p. 177–196, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.47515. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/47515. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Número Especial