Indicativos do campo científico: análise da produtividade dos bolsistas PQ 1 e PQ 2 em Comunicação (2004-2013)
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245230.9-30Palabras clave:
Comunicação. Bolsistas de produtividade. Ensino Superior - Pesquisa. Sociologia do Conhecimento.Resumen
São apresentados levantamentos referentes à produtividade dos 124 bolsistas PQ em Comunicação. O objetivo proposto foi relacionar as 7.820 produções dos bolsistas de produtividade em pesquisa 1 e 2 no período 2004– 2013 à caracterização do campo científico da área de Comunicação no Brasil. A pesquisa é de cunho exploratório qualitativo e foi utilizado o emparelhamento (pattern matching) como estratégia auxiliar de análise. Os indicativos alcançados ajudaram a interpretar elementos do campo científico da Comunicação. Constatou-se que a composição desse campo científico específico é derivada de relações sociais dos agentes participantes, bem como do uso de ações de conhecimento e reconhecimento de suas respectivas produções, reforçando o caráter não fortuito dos atos dos agentes e instituições.Descargas
Citas
BOURDIEU, P. O campo científico. In: BOURDIEU, P.; ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. Tradução Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983. p.122-155.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução Denice Barbara Catani. São Paulo: UNESP, 2004.
BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Tradução Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições 70, 2008.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Resolução RN nº 016/2006, de 06 de julho de 2006. Bolsas individuais no país. Disponível em: <http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100343#16061>. Acesso em: 7 ago. 2014.
CORREIA, A. E. G. C. A influência exercida pelo sistema de avaliação da CAPES na produção científica dos programas de pós-graduação em Física. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
GUIMARÃES, J. A. C.; GRACIO, M. C. C.; MATOS, D. F. O. Produção científica de bolsistas pesquisa em Ciência da Informação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – um estudo com artigos de periódicos. Datagramazero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. A05, 2014.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Tradução Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MELO, W. M. Indicativos sobre o campo científico da comunicação: uma análise da produção científica dos bolsistas de produtividade em pesquisa entre os anos de 2004-2013. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
MELO, W. L.; CORREA, A. E. G. C. A produção científica dos bolsistas de produtividade PQ 1 em Comunicação (2004-2013): indicativos sobre o campo científico. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANCIB, 2015.
MELO, W. L.; CORREA, A. E. G. C. C. A produtividade dos bolsistas PQ 2 (2004-2013): possíveis leituras sobre o campo científico. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 5., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2016. p. A10.
MERTON, R. K. A ciência e a estrutura social democrática. In: MERTON, R. K.; MARCOVICH, A.; SHINN, T. (Org.). Ensaios de sociologia da ciência. Tradução Sylvia Gemignani Garcia e Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia; São Paulo: Editora 34, 2013. p. 181-198.
MIRANDA, M. L. C. A. A organização do conhecimento e seus paradigmas científicos: algumas questões epistemológicas. Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 64-77, 1999.
MOREL, R. L. M. A pesquisa científica e seus condicionamentos sociais. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979.
PINHO, F. A. Fundamentos da organização e representação do conhecimento. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
SHINN, T.; RAGOUET, P. Controvérsias sobre a ciência: por uma sociologia trasversalista da atividade científica. Tradução Pablo Rubén Mariconda e Sylvia Gemignani Garcia. São Paulo: Associação Filosófica Scientia Studia; São Paulo: Editora 34, 2008.
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. Ciência, tecnologia e inovação para um Brasil competitivo. São Paulo: SBPC, 2011.
VIOTTI, E. B. Doutores 2010: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. In: CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Doutores 2010: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília: Centro de Gestão de Estudos Estratégicos, 2010. p.10-50.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Willian Lima Melo, Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.