Indicativos do campo científico: análise da produtividade dos bolsistas PQ 1 e PQ 2 em Comunicação (2004-2013)

Autores

  • Willian Lima Melo Universidade Federal de Alagoas
  • Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia Universidade Federal de Pernambuco/Departamento de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245230.9-30

Palavras-chave:

Comunicação. Bolsistas de produtividade. Ensino Superior - Pesquisa. Sociologia do Conhecimento.

Resumo

São apresentados levantamentos referentes à produtividade dos 124 bolsistas PQ em Comunicação. O objetivo proposto foi relacionar as 7.820 produções dos bolsistas de produtividade em pesquisa 1 e 2 no período 2004– 2013 à caracterização do campo científico da área de Comunicação no Brasil. A pesquisa é de cunho exploratório qualitativo e foi utilizado o emparelhamento (pattern matching) como estratégia auxiliar de análise. Os indicativos alcançados ajudaram a interpretar elementos do campo científico da Comunicação. Constatou-se que a composição desse campo científico específico é derivada de relações sociais dos agentes participantes, bem como do uso de ações de conhecimento e reconhecimento de suas respectivas produções, reforçando o caráter não fortuito dos atos dos agentes e instituições.

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Biografia do Autor

Willian Lima Melo, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco; Professor Assistente na área de Comunicação: Lógica, Técnicas e Tecnologias da Universidade Federal de Alagoas/Campus Sertão.

Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia, Universidade Federal de Pernambuco/Departamento de Ciência da Informação

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2017-01-27

Como Citar

MELO, W. L.; CORREIA, A. E. G. C. Indicativos do campo científico: análise da produtividade dos bolsistas PQ 1 e PQ 2 em Comunicação (2004-2013). Em Questão, Porto Alegre, v. 23, p. 9–30, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245230.9-30. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/68037. Acesso em: 28 mar. 2024.

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