Big Data: fatores potencialmente discriminatórios em análise de dados
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245231.62-86Palabras clave:
Big Data. Análises de Dados. Discriminação. Fatores potencialmente discriminatórios.Resumen
As mudanças tecnológicas vividas a partir da virada do século causaram uma revolução na sociedade, chamada de Big Data, em que as análises de dados para determinar padrões e comportamentos puderam utilizar grandes quantidades de dados. Verifica-se que algumas análises, no contexto do Big Data, estão sendo conduzidas a gerar resultados discriminatórios. O estudo tem como objetivo identificar fatores que, potencialmente, possam gerar discriminação durante o processo de análise de dados. Para tal, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica, enumerando em um quadro os casos de discriminação. Como resultado, identificam-se fatores possivelmente discriminatórios, além de ser feita uma explanação desses fatores. Por meio da pesquisa, verifica-se uma necessidade de existir reflexões profundas dos resultados que são obtidos a partir de análises de dados, ficando clara a necessidade da Ciência da Informação retratar tais questões, a fim de apontar os caminhos a serem tomados.Descargas
Citas
BAROCAS, Solon; SELBST, Andrew D. Big Data's Disparate Impact. Cali-fornia Law Review, Berkeley, v. 104, p. 671-732, 2016. Disponível em: <http://www.californialawreview.org/wp-content/uploads/2016/06/2Barocas-Selbst.pdf > Acesso em: 20 out. 2015.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: DIFEL; Rio De Janeiro: Ber-trand Brasil, 1989.
BUTLER, Declan. When Google got flu wrong. Nature, London, v. 494, n. 7436, p. 155-156, Feb. 2013. Disponível em: <http://www.nature.com/news/when-google-got-flu-wrong-1.12413> Acesso em: 26 jan. 2016.
CASADY, Tom. Police Legitimacy and Predictive Policing. Geography & Public Safety, Washington, v. 2. n. 4, p.1-16, mar. 2011. Disponível em: <http://www.nij.gov/topics/technology/maps/Documents/gps-bulletin-v2i4.pdf?Redirected=true>. Acesso em: 27 nov. 2015.
CHOW-WHITE, Peter A.; GREEN JR., Sandy E. Data Mining Difference in the Age of Big Data: Communication and the social shaping of genome technol-ogies from 1998 to 2007. International Journal of Communication, Los Ange-les, v. 7, p. 556-583, 2013. Disponível em: <http://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/1459/869>. Acesso em: 22 set. 2016.
CRAWFORD, Kate. Think again: big data. Foreign Policy, Washington, v. 9, 2013. Disponível em: <http://www.foreignpolicy.com/articles/2013/05/09/think_again_big_data>. Acesso em: 26 jan. 2016.
CROLL, Alistair. Big data is our generation’s civil rights issue, and we don’t know it. Big data now, Atlanta, p. 55-59, 2012. Disponível em: <http://solveforinteresting.com/big-data-is-our-generations-civil-rights-issue-and-we-dont-know-it/>. Acesso em: 26 jan. 2016.
DISCRIMINAÇÃO. In: DICIONÁRIO Priberam da Língua Portuguesa. Lis-boa: Priberam Informática, 2011. Disponível em: <http://www.priberam.pt/DLPO/discriminação>. Acesso em: 22 set. 2016.
FRANK, Morgan R. et al. Happiness and the patterns of life: A study of geolo-cated tweets. Scientific reports, London, v. 3, Set. 2013. Disponível em: <http://www.nature.com/articles/srep02625?WT.ec_id=SREP-20130917?message-global=remove&WT.ec_id=SREP-20130917> Acesso em: 26 jan. 2016.
GOLDSTEIN, Benjamin A.; WINKELMAYER, Wolfgang C. Comparative health services research across populations: the unused opportunities in big data. Kidney International, Bruxelas, v. 87, n. 6, p. 1094-1096, Jun. 2015.
GORDON, Charly. Big Data exclusions and disparate impact: investigating the exclusionary dynamics of the Big Data phenomenon. 2015. 37 f. Dissertação (Mestrado em Mídia, Comunicação e Desenvolvimento) - London School of Economics and Political Science, Londres. 2015. Disponível em: <http://www.lse.ac.uk/media@lse/research/mediaWorkingPapers/MScDissertationSeries/2014/Charly-Gordon-MSc-Dissertation-Series-AF.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2016.
KAKHANI, Manish Kumar; KAKHANI, Sweeti; BIRADAR, S. R. Research Issues in Big Data Analytics. International Journal of Application or Innova-tion in Engineering & Management, Etmadpur, v. 2, n. 8, Aug. 2013. Disponí-vel em: <http://www.ijaiem.org/volume2issue8/IJAIEM-2013-08-29-070.pdf>. Acesso em: 22 set. 2016.
LERMAN, Jonas. Big data and its exclusions. Stanford law review online, Stanford, v. 66, Sep. 2013. Disponível em: <https://www.stanfordlawreview.org/online/privacy-and-big-data-big-data-and-its-exclusions/>. Acesso em: 22 set. 2016.
LOHR, Steve. Big data, trying to build better workers. The New York Times, New York, Apr. 21th 2013. Tecnologia, p. 4. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2013/04/21/technology/big-data-trying-to-build-better-workers.html> Acesso em: 26 jan. 2016.
MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big data: A revolu-tion that will transform how we live, work, and think. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, 2013.
MCAFEE, Andrew; BRYNJOLFSSON, Erik. Big Data: the management revo-lution. Harvard Business Review, Brighton, v. 90, n. 10, p. 61-67, oct. 2012. Disponível em: <https://hbr.org/2012/10/big-data-the-management-revolution#>. Acesso em: 22 set. 2016.
PERLROTH, Nicole. Fake twitter followers become multimillion-dollar busi-ness. The New York Times, Nova Iorque, 5 Abr. 2013. Bits. Disponível em: <http://bits.blogs.nytimes.com/2013/04/05/fake-twitter-followers-becomes-multimillion-dollar-business/?_r=0>. Acesso em: 25 nov. 2015.
PEW RESEARCH CENTER. Social Networking Fact Sheet. Washington, Pew Research Center, 2014. Disponível em: <http://www.pewinternet.org/fact-sheets/social-networking-fact-sheet/> Acesso em: 25 nov. 2015.
SANTANA, Ricardo Cesar Gonçalves. Ciclo de vida dos dados e o papel da Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, Florianópolis, SC, 2013. Anais eletrônicos... Florianópolis, SC: ANCIB, 2013. Disponível em <http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/view/284/319> Acesso em: 2 fev. 2016.
STREET BUMP. About street bump. Boston, 2015. Disponível em: <http://www.streetbump.org/about>. Acesso em: 27 nov. 2015.
SWEENEY, Latanya. Discrimination in online ad delivery. Ad Delivery, Nova Iorque, v. 11, n. 3, p. 1-19, Apr. 2013. Disponível em: <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2208240>. Acesso em: 22 set. 2016.
TAURION, Cezar. Big data. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.
VALZ, Duane R. Dynamic pricing models for digital content. US 20080154798 A1. 26 jun. 2008. Disponível em: <http://www.google.com/patents/US20080154798>. Acesso em: 27 nov. 2015.
ZIKOPOULOS, Paul et al. Understanding big data: Analytics for enterprise class hadoop and streaming data. New York: McGraw-Hill, 2011. Disponível em: <http://www-01.ibm.com/common/ssi/cgi-bin/ssialias?subtype=WH&infotype=SA&appname=SWGE_IM_DD_USEN&htmlfid=IML14297USEN&attachment=IML14297USEN.PDF>. Acesso em: 22 set. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Caio Saraiva Coneglian, José Eduardo Santarem Segundo, Ricardo Cesar Gonçalves Sant'ana

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.