Avaliação de metadados em repositórios de dados de pesquisa sobre biodiversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245283.117591

Palavras-chave:

Repositórios de dados, FAIR, FAIR Data Point, Metadados, Dados de pesquisa.

Resumo

Este artigo disserta sobre repositórios de dados, em particular a respeito de metadados para a descrição de conjuntos de dados nesses sistemas. Aborda a iniciativa FAIR e o FAIR Data Point como tecnologia que auxilia a recuperação da informação em repositórios de dados. Objetiva avaliar, com base nos metadados FAIR Data Point, a qualidade dos metadados em Repositórios da área de Biodiversidade. Analisa como ocorre a descrição de conjuntos de dados no Repositório de Dados de Estudos Ecológicos e compara os metadados propostos pelo FAIR Data Point, sistema que especifica um conjunto de metadados padronizados a serem implementados em um Repositório. A abordagem do estudo é qualitativa e integra as pesquisas bibliográfica, exploratória, descritiva e documental. Conclui que alguns metadados identificados no Repositório de Dados de Estudos Ecológicos são comuns aos do FAIR Data Point, e outros não apresentam similaridade. Ainda, propõe melhorias na descrição dos conjuntos de dados, tornando sua descrição singular e precisa, sobretudo quanto à representação temática dos dados de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Beatriz Marques Felipe, Universidade Federal do Rio de Janeiro


Professora Assistente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ. Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UFRJ convênio IBICT. Mestre em Ciência da Informação pela UFPE.Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN)

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal do Rio do Janeiro


Docente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora permanente externa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN)

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

MARQUES FELIPE, C. B.; DOS SANTOS, R. F. Avaliação de metadados em repositórios de dados de pesquisa sobre biodiversidade. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 3, p. 117591, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245283.117591. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/117591. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos