Diferenças na produção, no compartilhamento e no (re)uso de dados de pesquisa: a percepção de pesquisadores de Química, Antropologia e Educação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245253.321-347Palabras clave:
Comunicação científica, Ciência aberta, Dados de pesquisa, Diferenças disciplinares, Gestão de dados de pesquisaResumen
Discussões sobre as práticas de produção/obtenção, compartilhamento e re(uso) de dados de pesquisa sob o espectro das diferenças disciplinares têm sido relevantes ao processo de comunicação científica, especialmente, à luz da Ciência Aberta. O objetivo deste estudo foi identificar as práticas de produção/obtenção, compartilhamento e (re)uso de dados de pesquisa em Química, Antropologia e Educação. No campo metodológico, é uma pesquisa de natureza descritiva, em que foi adotada a estratégia de investigação qualitativa e o método de levantamento. Os participantes do estudo foram docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Química (três pesquisadores), Antropologia (três pesquisadores) e Educação (quatro pesquisadores) da Universidade de Brasília (UnB). A coleta dos dados procedeu mediante entrevistas semiestruturadas e a utilização do software NVivo (edição Starter) auxiliou os procedimentos de análise dos dados coletados. Os resultados do estudo demonstraram diferenças entre as três disciplinas, em relação aos aspectos que influenciam a produção/obtenção de dados, aos fatores que estimulariam ou inibiriam o compartilhamento de dados e aos fatores que estimulariam ou inibiriam o (re)uso de dados. Entre as conclusões, destaca-se que tais diferenças disciplinares constituem requisitos fundamentais para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de sistemas de informação que gerenciam dados de pesquisa.
Descargas
Citas
BORGMAN, C. L. Scholarship in the digital age: information, infrastructure, and the Internet. Cambridge: MIT Press, 2007.
BORGMAN, C. L. Big data, little data, no data: scholarship in the networked world. Cambridge: MIT Press, 2015.
BORGMAN, C. L. The conundrum of sharing research data. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Maryland, v. 63, n. 6, p. 1059-1078, jun. 2012.
CAPES. Plataforma Sucupira. Brasília. 2017.
CARVALHO, É. R. S. de. Diferenças na produção, compartilhamento e (re)uso de dados: a percepção de pesquisadores da química, antropologia e educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
CETINA, K. K. Epistemic cultures: how the sciences make knowledge. Cambridge: Harvard University Press, 1999.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DATAONE. Data management guide for public participation in scientific research. [S.l.]: DATAONE, 2013.
FEDERER, L. Research data management in the age of big data: roles and opportunities for librarians. Information Services & Use, [s.l.], v. 36, n. 1-2, p. 35-43, 2016.
FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009.
FRIESIKE, S.; FECHER, B. Open Science: one term, five schools of thought. In: BARTLING, S.; FRIESIKE, S. (ed.). Opening Science: the evolving guide on how the Internet is changing research, collaboration and scholarly publishing. London: Springer Open, 2014.
GALLIANO, A. G. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986.
HUNT, James R.; BALDOCCHI, D. D.; VAN INGEN, C. Redefinição da Ciência Ecológica com o uso de dados. In: HEY, T.; TANSLEY, S.; TOLLE, K. (org.). O quarto paradigma: descobertas científicas na era da e-Science. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
INTER-UNIVERSITY CONSORTIUM FOR POLITICAL AND SOCIAL RESEARCH (ICPRS). Guide to social Science data preparation and archiving. Michigan: Institute for Social Research University, 2012.
KIM, Y.; ZHANG, P. Understanding data sharing behaviors of STEM researchers: the roles of attitudes, norms, and data repositories. Library and Information Science Research, New York, v. 37, n. 3, p. 189-200, 2015.
KIRUB, A. Agricultural research data management: principles, policy and practice. Ethiopian: Ethiopian Institute of Agricultural Research, 2016.
KOLB, D. A. Learning styles and disciplinary diferences. In: CHICKERING, A. W. (org.). The modern american college: responding to the new realities of diverse students and a changing Society. Califórnia: Jossey-Bass, 1981.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MUELLER, S. P. M. A publicação da ciência: áreas científicas e seus canais preferenciais. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, fev. 2005.
PARK, H.; WOLFRAM, D. An examination of research data sharing and reuse: implications for data citation practice. Scientometrics, Hoboken, v. 111, n. 1, p. 443–461, 2017.
PIWOWAR, H. A. et al. Towards a data sharing culture: recommendations for leadership from Academic Health Centers. PLOS Medicine, Bethesda, v. 5, n. 9, p. 1315-1319, set. 2008.
SAYÃO, L. F.; SALES, L. F. Dados abertos de pesquisa: ampliando o conceito de acesso livre. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 76-92, jun. 2014.
SAYÃO, L. F.; SALES, L. F. Guia de gestão de dados de pesquisa para bibliotecários e pesquisadores. Rio de Janeiro: CNEN/IEN, 2015.
SIDLER, M. Open Science and the three cultures: expanding Open Science Domains of Knowledge Creation. In: BARTLING, S.; FRIESIKE, S. (ed.). Opening Science: the evolving guide on how the Internet is changing research, collaboration and scholarly publishing. Heidelberg: Springer Open, 2014.
UNITED STATES GEOLOGICAL SURVEY (USGS). The United States Geological Survey Science data lifecycle model. Virginia: Geological Survey, 2013.
UNIVERSIDADE DE MELBOURNE. Management of research data and records policy. Melbourne: University of Melbourne, 2013.
UNIVERSIDADE DO MINHO. SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO (SDUM). Análise dos resultados do inquérito sobre dados científicos produzidos na Universidade do Minho. Braga: Universidade do Minho, 2014.
YOON, A.; KIM, Y. Social scientists' data reuse behaviors: exploring the roles of attitudinal beliefs, attitudes, norms, and data repositories. Library and Information Science Research, [s.l.], v. 39, n. 3, p. 224-233, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Érika Rayanne Silva de Carvalho, Fernando César Lima Leite

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.