Mediação em centros e museus de ciência no México
um estudo sobre os atores sociais que atuam com os visitantes
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.121059Palavras-chave:
mediação, divulgação científica, museus de ciência, educação não formal, formação de mediadoresResumo
Os mediadores que atuam em museus na interseção entre os aparatos, os objetos e as exposições do museu com o público visitante são profissionais que possuem atribuições e perfis profissionais diversos. Neste estudo, mapeamos quem são os mediadores de espaços científicos e culturais do México e suas visões sobre o papel da mediação. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line, respondido por 179 pessoas provenientes de 18 espaços científicos e culturais que se distribuem por dez estados da República Mexicana. Entre os respondentes, há um número maior de mulheres (126; 70,4%) e jovens entre 20 e 24 anos (108; 60,3%), com formação em licenciatura (122; 68,2%) ou com ensino médio completo (49; 27,3%). A maioria (157; 87,7%) atua há menos de dois anos na área, cumprindo jornadas de trabalho de até 20 horas semanais e recebendo bolsas de auxílio financeiro. Para os mediadores mexicanos que participaram deste estudo, suas ações não devem se limitar a explicação de conceitos; a maioria deles expressou considerar imprescindível que um bom mediador associe os conteúdos do museu com a vida cotidiana (135; 75,4%) e faça perguntas que provoquem reflexão (121; 67,6%). A mediação parece ser vista como uma atividade temporária, com um vínculo de curto prazo com as instituições mexicanas. Acreditamos que nosso estudo trará informações valiosas sobre os profissionais que atuam na mediação nos museus e centros de ciência do México, ajudando a fortalecer iniciativas de formação e manutenção desses atores sociais na profissão.
Downloads
Referências
ABRAHAM, B. El museo universitario de ciencias y arte de la UNAM (1959-1979) crónica de una institución de vanguardia. 2002. Tesis (Maestro en Historia del arte) - Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional Autónoma de México, 2002.
AGUILERA, P. Los guías de los museos de ciência como mediadores em la comunicación pública de la ciência: um acercamiento crítico a sus patrones de conducta. 2017. Tesis (Doctorado en Filosofía da Ciência) - Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional Autónoma de México, 2017.
AGUILERA, P. Una mirada teórica-empírica para reconocer la importância de los guías em los museos y centros de ciências. In: SÁNCHEZ-MORA, M. C. Los museos de ciencias: universum, 25 años de experiência. 1. ed. Cidade do México: Universidade Nacional Autónoma de México, 2018. (Colección Divulgación para Divulgadores).
ASOCIACIÓN MEXICANA DE MUSEOS Y CENTROS DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA. Directorio de asociaciones afiliadas. AMMCCyT, Saltillo, 2018. Disponível em: https://ammccyt.mx/ Acesso em: 14 dez 2021.
ARÉYZAGA, E. M. Desarrollo de estudios de públicos de museos en México. Una visión introductoria. La Colmena: Revista de la Universidad Autónoma del Estado de México, México, n. 94, p. 67-83, abr./jun. 2017.
BRISEÑO-GARZÓN, A. Adult learning experiences from an aquarium visit: the on-site and longitudinal roles of personal agendas and social interaction in family groups. 2009. Thesis (Master of Science Education) -Vancouver, University of British Columbia Library, 2009.
BROSSARD, D.; LEWENSTEIN, B. V. Uma avaliação crítica dos modelos de compreensão pública da ciência: usando a prática para informar a teoria. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. (ed.). Pesquisa em divulgação científica: textos escolhidos. Rio de janeiro: Fiocruz/COC, 2021. p. 15-56.
CABRAL, R.; RIVERA, J. L. M. Museos de ciencias en México: educación y concientización cultural. Naturaleza y Tecnología, Guanajuato, v. 6, n. 1, mayo 2019.
CASTELLANOS, P., et al. La figura del mediador en la relación entre el museo y el público: estudio de caso del MIDE de México. Arte, Individuo y Sociedad, Madrid, v. 34, n. 2, p. 609-629, 2022.
CONSTANTINO, M. E. Coleccionismo y gabinetes de historia natural en la Nueva España borbónica. In: MANSARD, L. F. R. (org.) Nuevas aportaciones a la museología mexicana. Dirección General de Divulgación de la Ciencia: Universidad Nacional Autónoma de México, 2014. p. 13- 34.
COSTA, A. G. Should explainers explain? Journal of Science Communication, Italy, v. 4, n. 4, p. 1-4, 2005.
CUEVAS C. C. Historia y divulgación de la ciencia en México. In: TONDA, J.; SÁNCHEZ, A. M.; CHÁVEZ, N. (coord.). Antología de la divulgación de la ciencia en México. Dirección general de divulgación de la ciencia: Universidad Nacional Autónoma de México, 2002. p. 121-129.
DOS SANTOS, K. K. P.; NORBERTO ROCHA, J. Territórios pouco explorados: o estudo dos registros de visitantes em livros de comentários de dois museus de ciências brasileiros. Perspectivas em Ciência da Informação, Minas Gerais, v. 26, n. 3, p. 159-178, set. 2021.
GOMES, I.; CAZELLI, S. Formação de mediadores em museus de ciência: saberes e práticas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte 2016, v. 18, n. 1, p. 23-46, 2016.
INTERNACIONAL COUNCIL OF MUSEUMS (ICOM). ICOM aprova nova definição de museu. Icom.Museum, São Paulo, 25 agosto, 2022. Disponível em: http://www.icom.org.br/?p=2756 Acesso em: 13 set 2022.
MACÍAS-NESTOR, A. P. Educación y museos: hacia una evaluación pedagógica del aprendizaje informal. 2020. Tesis (Maestra en Pedagogía) - Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional Autónoma de México, 2020.
MACÍAS-NESTOR, A. P.; REYNOSO HAYNES, E.; TORREBLANCA-NAVARRO, O. ‘Formación de mediadores en los museos y centros de ciencias de la Universidad Nacional Autónoma de México’. Journal of Science Communication, América Latina, v. 3, n. 2, p. 1-16, 2020.
MASSARANI, L., et al. Mediadores de centros e museus de ciência: um estudo sobre os profissionais que atuam na América Latina. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 1-17, 2021.
MASSARANI, L., et al. Guia de centros e museus de ciência da América Latina e do Caribe. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz: RedPOP, 2015.
MUSEO DE GEOLOGÍA (UNAM). Actividades del Museo de Geología. Geologia.UNAM, Ciudad de México, 2021. Disponível em: https://www.geologia.unam.mx/igl/museo/. Acesso em: 14 dez 2021.
NORBERTO ROCHA, J., et al. Acessibilidade em museus de ciência: a perspectiva de mediadores brasileiros. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, Aracaju, v. 9, n. 1, p. 103-120, 2021.
PATINO, M. L.; PADILLA, J.; MASSARANI, L. Diagnóstico de la divulgación de la ciencia en América Latina: una mirada a la práctica en el campo. 1. ed. Ciudad de México: Fibonacci e RedPOP, 2017.
RATNER, B. Statistical and machine-learning data mining: techniques for better predictive modeling and analysis of big data. Hoboken: Taylor and Francis, 2013.
REYNOSO-HAYNES, E. El museo de las ciencias un apoyo a la enseñanza formal. 2000. Tesis (Maestro en Ensenãnza Superior) - Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional Autónoma de México, 2000.
REYNOSO-HAYNES, E., et al. México: from simple and centralised to expansion, diversity and complexity. In: BROKS, P., et al. Communicating Science: a global perspective. Australia: ANU Press, 2020a. p. 567-596.
REYNOSO-HAYNES, E., et al. “Public communication of science in Mexico”. In: GASGOINE, T., et al. (edit.). Emergence of modern science communication. Australia: ANU Press, 2020b. p. 567-596.
RICHARD, O. D3.3: Report on the profile of European explainers. Europa: The pilots, 2010. Disponível em: https://www.ecsite.eu/sites/default/files/project_docs/D3_3_Report_on_the_profile_of_European_explainers_0.pdf. Acesso em: 14 dez. 2021.
RODARI, P.; MERZAGORA, M. Mediadores em museus e centros de ciência: status, papéis e treinamento. Uma visão geral europeia. In: MASSARANI, L. (org.) Diálogos e ciência: mediação em museus e centros de ciências. Rio de Janeiro: Museu da Vida, 2007a. p. 7-20.
RODARI, P.; MERZAGORA, M. The role of science centers and museums in the dialogue between science and society. Journal of Science Communication, Italy, v. 6, n. 2, p. 1-2, 2007b.
RODARI, P.; XANTHOUDAKI, M. Beautiful guides. The value of explainers in science communication. Journal of Science Communication, Italy, v. 4, n. 4, p. 1-4, 2005.
SÁNCHEZ-MORA, C., et al. Public communication of science in Mexico: past, present and future of a profession. Public Understanding of Science, England, v. 24, n. 1, p. 38-52, 2015.
SÁNCHEZ-MORA, M. C. Los museos de ciencias. Universum 25 años de experiencia. Dirección general de divulgación de la ciencia: Universidad Nacional Autónoma de México, 2018. (Colección Divulgación para Divulgadores).
SÁNCHEZ-MORA, M. C. Diversos enfoques sobre as visitas guiadas nos museus de ciência. In: MASSARANI, L. (org.) Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida, 2007. p. 21-26.
SERRAT, N. Acciones didácticas y de difusión em museos y centros de interpretación. In: SERRAT, N.; SANTACANA, J. (coord.) Museografía Didáctica. España: Ariel Arte y Patrimonio, 2005. p. 103-206.
SOUZA, D. M. V. Ciência para todos? A divulgação científica em museus. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 2, p. 256-265, maio/ago. 2011.
TORREBLANCA-NAVARRO, O. Una estrategia dialógica para conocer e interactuar con el público de los museos y centros de ciencia. In: SÁNCHEZ-MORA, M. C. Los museos de ciencias. Universum, 25 años de experiencia. Cidade do México: Universidade Nacional Autónoma de México, 2018. (Colección Divulgación para Divulgadores).
TORREBLANCA-NAVARRO, O. Propuesta de un instrumento para identificar y analizar interacciones dialógicas en museos y centros de ciencias. In: SÁNCHEZ-MORA, M. C. Repensar los museos y centros de ciencias. Cidade do México: Universidade Nacional Autónoma de México, 2019. (Colección Divulgación para Divulgadores).
TRAN, L. U.; KING, H. The professionalization of museum educators: the case in science museums. Museum Management and Curatorship, England, v. 22, n. 2, p. 131-149, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luisa Massarani, Marcela Vitor Alvaro, Alba Patricia Macías-Nestor, Elaine Reynoso-Haynes, María del Carmen Sánchez-Mora, Jessica Norberto Rocha, Willian Vieira de Abreu, Patricia Castellanos Pineda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.