A pesquisa sobre patentes na Ciência da Informação: estudo bibliométrico e cientométrico da produção científica
Palavras-chave:
Bibliometric studies. Scientometric studies. Citation analysis. Institucionalization of science.Resumo
Estudo bibliométrico e cientométrico de caráter exploratório, cujo objetivo é traçar um panorama das pesquisas sobre patentes na Ciência da Informação (CI), analisar aspectos relativos à sua institucionalização e o estágio de sedimentação da pesquisa no tema. O universo é composto pela produção científica presente nos periódicos da área, indexados no Web of Science. Partiu-se do pressuposto que o documento de patente, apesar de considerado como importante fonte de informação , tem se constituído como objeto de pesquisa empírico, com o deslocamento do objeto da esfera acadêmica do campo científico da CI para ser utilizado como indicador para estudos de outros campos científicos ou setores econômicos e/ou industriais. Resultados permitem traçar perfil dos pesquisadores no tema, a influência de autores citados externos à CI, os periódicos mais utilizados para divulgação de estudos na temática e a confirmação de um modelo de produção de informação orientado para os interesses econômicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 César Antonio Pereira, Asa Fujino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.