O tema "Trabalho" em Ciência da Informação: estudo cientométrico
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245212.74-94Palavras-chave:
Profissional da informação. Trabalho. Estudo cientométrico. Formação. Atuação.Resumo
Este artigo constitui-se num estudo cientométrico com o objetivo de analisar a produção científica da Ciência da Informação sobre a temática “trabalho" apresentada no ENANCIB de 2007 a 2012 para identificar questões inerentes à realidade sociotécnica que tangencia as discussões sobre a formação e a atuação do profissional da informação. Partiu-se do pressuposto de que compreender o mundo do trabalho a partir dos fatores que reúnem as relações sociais, as técnicas e tecnologias empregadas e as prescrições que orientam suas atividades é essencial para a construção de projetos pedagógicos, considerando novos requisitos de empregabilidade e acesso às oportunidades e qualidade dos postos de trabalho, além das relações com os contextos sociais em que se inserem os mercados de trabalho demandantes. Os resultados evidenciam um aumento na produção sobre o tema, especialmente em 2012, com a inclusão de outros Grupos de Trabalho (GT) na reflexão sobre competências, técnicas, tecnologias e acesso ao emprego, em especial com aspectos de formação e atuação profissional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.