O tema "Trabalho" em Ciência da Informação: estudo cientométrico

Autores

  • Asa Fujino Universidade de São Paulo (USP)
  • Adaci Aparecida Oliveira Rosa da Silva Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245212.74-94

Palavras-chave:

Profissional da informação. Trabalho. Estudo cientométrico. Formação. Atuação.

Resumo

Este artigo constitui-se num estudo cientométrico com o objetivo de analisar a produção científica da Ciência da Informação sobre a temática “trabalho" apresentada no ENANCIB de 2007 a 2012 para identificar questões inerentes à realidade sociotécnica que tangencia as discussões sobre a formação e a atuação do profissional da informação. Partiu-se do pressuposto de que compreender o mundo do trabalho a partir dos fatores que reúnem as relações sociais, as técnicas e tecnologias empregadas e as prescrições que orientam suas atividades é essencial para a construção de projetos pedagógicos, considerando novos requisitos de empregabilidade e acesso às oportunidades e qualidade dos postos de trabalho, além das relações com os contextos sociais em que se inserem os mercados de trabalho demandantes. Os resultados evidenciam um aumento na produção sobre o tema, especialmente em 2012, com a inclusão de outros Grupos de Trabalho (GT) na reflexão sobre competências, técnicas, tecnologias e acesso ao emprego, em especial com aspectos de formação e atuação profissional.

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Biografia do Autor

Asa Fujino, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo - PPGCI ECA USP

Adaci Aparecida Oliveira Rosa da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo - PPGCI ECA USP

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Publicado

2015-09-17

Como Citar

FUJINO, A.; SILVA, A. A. O. R. da. O tema "Trabalho" em Ciência da Informação: estudo cientométrico. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 74–94, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245212.74-94. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49319. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos