Interseções entre memória institucional, representação da informação e gestão do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.137828

Palavras-chave:

memória institucional, acervos pessoais, representação da informação, gestão do conhecimento

Resumo

A memória institucional objetiva assegurar a preservação e a transmissão da história, identidade e conhecimentos acumulados ao longo do tempo por uma instituição, através daquilo que é produzido pelos indivíduos que a instituem e de suas relações com a sociedade. No contexto das universidades, engloba um conjunto diversificado de materiais, representativos dessa produção, evidenciando as interações socioculturais e científicas que moldaram o percurso da instituição ao longo do tempo. Nesse sentido, entende-se que abrange não apenas a documentação oficial e acadêmica, mas também pensamentos e ideias retratados nos acervos pessoais de personalidades que ajudaram a construir essa memória, e que estão custodiados em bibliotecas nas universidades. Esta pesquisa surge da percepção de que alguns acervos pessoais, doados à Universidade Federal do Ceará, carecem de estudos e tratamento técnico, tanto em relação à sua representatividade social e preservação, quanto à gestão e ao acesso. O objetivo deste estudo é, portanto, promover uma discussão acerca das possíveis interseções entre memória institucional, representação da informação e gestão do conhecimento, destacando, de forma breve, dois acervos que são partes dessa memória. Em conclusão, se reconhece que são componentes integrantes do patrimônio documental acadêmico e desempenham um papel importante na contextualização da história social, cultural e científica da universidade.

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Biografia do Autor

Lidia Eugenia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará/Departamento de Ciências da Informação

Professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal - Canadá, com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI e do curso de Biblioteconomia. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP.

Odete Máyra Mesquita Sales, Universidade Federal do Ceará/Departamento de Ciências da Informação

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É professora do curso de Biblioteconomia/UFC.

Maria Aurea Montengro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará/Departamento de Ciências da Informação

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em em Educação Brasileira pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFC. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pelo Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UFC. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI e do curso de Biblioteconomia. 

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Publicado

2024-04-23

Como Citar

CAVALCANTE, L. E.; SALES, O. M. M.; GUERRA, M. A. M. A. Interseções entre memória institucional, representação da informação e gestão do conhecimento. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.137828. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/137828. Acesso em: 17 abr. 2025.

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